Na unidade de produção do Programa Água Doce (PAD) no povoado Craibeiro, em Porto da Folha, a avaliação feita por geólogos da Coderse detectou uma concentração de resíduos sólidos acima do normal, na água que vem do seu poço. Situação que tanto diminui a qualidade da água, como aumenta o risco de quebras. No bombeamento e no dessalinizador.
Em menos de três dias, o poço foi desmontado, bombeado por mais de 6 horas seguidas e remontado novamente pela Coderse. E agora já funciona em 100% de sua capacidade e novamente fornece água limpa para as mais de 80 famílias que dependem do sistema de abastecimento. Para o consumo humano, dessedentação animal e uso doméstico.
A equipe da Divisão de Instalação de Poços [Dipoços] formada por Claudinier Rodrigues (componente de dessalinizador do Núcleo do PAD Sergipe), Joselito Fontes, Júlio Calazans e Eronides Gomes, fizeram a montagem e remontagem do poço.
Já a equipe com Valcimar Tavares (narração do vídeo), Lázaro e Girlan Silva, da Gerência de Perfuração da Coderse [Geperf], fez o procedimento de bombeamento para limpar o poço dos resíduos encontrados.
Em Sergipe, são 29 unidades produtoras de água do PAD, abastecendo mais de 5 mil famílias. A Secretária de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), coordena o programa federal em Sergipe.
Dentre outros parceiros, no Governo de Sergipe e prefeituras, a Seagri tem as suas empresas subsidiárias, Coderse e Emdagro, como executoras das ações de implantação, manutenção, acompanhamento e orientação dos usuários desses sistemas.




