Perímetro Irrigado Califórnia

O Perímetro Irrigado Califórnia teve a sua construção iniciada em julho de 1985 e concluída em março de 1987, quando entrou em operação.

Projeto de irrigação pública planejado para ser o modelo de exploração racional de solo e água no Semiárido Nordestino. O perímetro localiza-se no município de Canindé do São Francisco, no Território do Alto Sertão Sergipano, distante 213 Km de Aracaju. Nele funcionam a exploração agrícola irrigada e de sequeiro, com um ponto de água para a atividade pecuária.

Dados gerais

Área total do perímetro3.980 ha
Área agrícola irrigável1.360 ha
Área agrícola de sequeiro1.830 ha
Área de reservas e estradas790 ha
Público beneficiado1.665 pessoas
Número de Lotes373 lotesIrrigados293 da agricultura familiar
19 empresariais
Ponto de água61 de sequeiro
Tipos de irrigaçãoAspersão
Gotejamento
Microaspersão
Tipos de solosBruno não cálcico
Vertissolo
Litólocos
Eutróficos

Infraestrutura física
Nas áreas irrigáveis, é utilizada as tecnologias de irrigação por aspersão convencional e irrigação localizada: a microaspersão e o gotejamento.

O sistema de irrigação é alimentado com água captada do Rio São Francisco que sai da represa da Hidroelétrica de Xingo, da Chesf e por gravidade vai até a Estação de Bombeamento (EB) 100. De lá, a água é elevada, por meio de adutora, até o canal trapezoidal (CT), chega no reservatório da EB-02 e esta redistribui em canais e adutoras para outras cinco EB’s que a abastecem os lotes dos produtores.

Estações de Bombeamento (EBs)7EB-100*EB-02EB-4A EB-4BEB-5A EB-5B EB-5C
Número de bombas63EB-100* (captação) 4 bombas
EB-02 (distribuição) e EB’s 5A, 5B, 5C, 4A e 4B (pressurização para os lotes) 59 Bombas
Vazão total do sistema de irrigação5600 m³/h
Extensão de adutoras e canais7,8 km
EBs com reservatórios6
*A EB-100 é de uso compartilhado com o Projeto de Irrigação Jacaré-Corituba, administrado pela Codevasf.

Assistência técnica
Assistência técnica agrícola, operação e manutenção da rede de distribuição são de responsabilidade da Coderse, na área irrigada. Já a assistência técnica na área de sequeiro é prestada pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro). Empresas vinculadas à Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri).

Quiabo
O quiabo é o produto mais colhido no perímetro de Canindé (5,5 mil toneladas em 2021). Tem grande demanda no estado da Bahia, para onde vai a maior parte das safras que ocorrem o ano inteiro. Com a modernização e investimento em tecnologia na irrigação, métodos de adubação, qualidade e variedade de sementes, o produto garante a liderança, ao longo dos quase 35 anos de existência do perímetro irrigado.

Pecuária leiteira
A vocação do Alto Sertão é pecuária leiteira e o perímetro Califórnia é grande produtor de material forrageiro, realizando com êxito a integração irrigado-sequeiro. São produtos como milho (2.964 toneladas em 2021), sorgo (3.067 toneladas em 2021), palma, variedades de capim e outros restos culturais abastecendo criações de gado.

Ao mesmo tempo, a Coderse realizou a transferência da tecnologia implementada no seu Perímetro Irrigado Jabiberi, em Tobias Barreto, para o perímetro de Canindé, da rotação de piquetes com capim irrigados, implantando um projeto piloto do projeto Balde Cheio.

Uva e pera
A transferência de tecnologia firmada entre a Embrapa Semiárido (Petrolina-PE) e o Governo do Estado viabilizou, a partir de 2016, a implantação de três campos experimentais de uva e pera. Os produtores irrigantes fazem balanço positivo das culturas já consolidadas. A produção abriu novos mercados, como fornecimento para o comércio varejista da região, que antes buscava essas frutas em outros estados, ou para a produção industrial de vinho em Aracaju.

Principais culturas exploradas
Abóbora, acerola, aipim, feijão de corda, goiaba, hortaliças, milho, quiabo e sorgo.

Produção em 2022

ProduçãoÁrea colhidaValor da produção
33.032 toneladas1.708,08 haR$ 51.017.113,80
Notícias sobre o Perímetro Irrigado Califórnia
  • Sementes do Futuro incentiva produção de milho em todos perímetros irrigados estaduais

    Sementes do Futuro incentiva produção de milho em todos perímetros irrigados estaduais

    Irrigante tem que ser da agricultura familiar e usa a semente até sem a chuva, contando com a irrigação pública. Nos perímetros irrigados do Governo do Estado, as sementes de milho do Programa Sementes do Futuro estão chegando no momento de atender à grande demanda da colheita no período de festas juninas. A Secretaria de…

  • Perímetros irrigados do Governo de Sergipe geram polos de desenvolvimento agrário no estado

    Perímetros irrigados do Governo de Sergipe geram polos de desenvolvimento agrário no estado

    Para garantir subsistência e oportunidade a milhares de sergipanos, o Governo de Sergipe mantém por todo o estado perímetros irrigados públicos estaduais. Com eles, o Estado conduz o funcionamento do sistema de abastecimento de água bruta para irrigação. A política gera emprego e renda no campo, garante a permanência do trabalhador na zona rural e…

  • Sementes produzidas na irrigação pública de Canindé começam a ser beneficiadas

    Sementes produzidas na irrigação pública de Canindé começam a ser beneficiadas

    Agricultores de Canindé de São Francisco, estão beneficiando vegetais cultivados com a água de irrigação e assistência técnica fornecidas pelo Perímetro Irrigado Califórnia, para a produção de sementes. São 15 hectares de lavouras que passaram por um alto padrão de correção de solo e de controle da sanidade das plantas. Tudo para satisfazer o padrão…

Última atualização: 4 de julho de 2023 11:36.