O Programa Água Doce visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na recuperação, implantação e gestão de sistemas de dessalinização, prioritariamente em comunidades rurais do semiárido.

É uma ação do Governo Federal, sediada no Ministério do Meio Ambiente, que e em Sergipe é coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri). A Segri firmou termo de cooperação técnica com a Coderse, que executa e presta assistência técnica ao Água Doce no estado.

Resultados Água Doce

Sistemas implantados

29

Quantidade água produzida

17.400 litros/dia

Público beneficiado

5.000 pessoas

Municípios Com localidades assistidas

Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre de Sergipe, Porto da Folha, Nossa Senhora da Glória, Carira, Simão Dias, Poço Verde e Tobias Barreto

Principais atores envolvidos

  • Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (SEAGRI);
  • Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), por meio da Superintendência Especial de Recursos Hídricos Meio Ambiente (SERHMA) e Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (DEPEC);
  • Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse);
  • Empresa Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (EMDAGRO);
  • Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO);
  • Defesa civil municipal e moradores dos 9 municípios da região do semiárido sergipano, além dos gestores municipais e da sociedade civil.