Programa Água Doce

O Programa Água Doce visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na recuperação, implantação e gestão de sistemas de dessalinização, prioritariamente em comunidades rurais do semiárido.

É uma ação do Governo Federal, sediada no Ministério do Meio Ambiente, que e em Sergipe é coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri). A Segri firmou termo de cooperação técnica com a Coderse, que executa e presta assistência técnica ao Água Doce no estado.

Resultados Água Doce

Sistemas implantados29
Quantidade água produzida17.400 litros/dia
Público beneficiado5.000 pessoas
Municípios Com localidades assistidasCanindé de São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre de Sergipe, Porto da Folha, Nossa Senhora da Glória, Carira, Simão Dias, Poço Verde e Tobias Barreto

Principais atores envolvidos

  • Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (SEAGRI);
  • Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), por meio da Superintendência Especial de Recursos Hídricos Meio Ambiente (SERHMA) e Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (DEPEC);
  • Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse);
  • Empresa Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (EMDAGRO);
  • Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO);
  • Defesa civil municipal e moradores dos 9 municípios da região do semiárido sergipano, além dos gestores municipais e da sociedade civil.

Última atualização: 4 de julho de 2023 11:26.