Perímetro Irrigado Piauí

O projeto executivo de irrigação ficou concluído em 1985 iniciando-se em seguida, a implantação da obra, que foi inaugurada em 1987. O projeto foi implantado sem intervenção fundiária, aproveitando a estrutura existente e fornecendo água para irrigação aoa produtores rurais ali instalados. O Perímetro Irrigado Piauí está localizado no município de Lagarto, no Território Centro Sul, distante 69 Km de Aracaju, há 6 Km da sede municipal. A área do Perímetro está totalmente contida dentro da bacia do Rio Piauí.

Dados gerais:

Área total do perímetro 1.450 ha
Área irrigável703 ha
Público beneficiado3.515
Áreas da estrutura do Perímetro473 haBacia hidráulica367 ha
Infraestrutura106 ha
Número de propriedades atendidas421
Capacidade de acumulo de água na barragem15.000.000 m³
Tipos de IrrigaçãoAspersão e Gotejamento
Tipos de soloPodzólico, V.A, Planossolo e Plintossolos

Dados climáticos

ClimaQuente  úmido
Temperatura Média20,4ºC  mínima
29,3ºC máxima
com média anual de 32ºC.
Precipitação Média900 mm a 1100 mm
Insolação2239 horas
Umidade Relativa do ar75,3%

Infraestrutura física
A infraestrutura do perímetro é composta de uma barragem de alvenaria de pedra e concreto, no rio Piauí, com 20 metros de altura e 465 metros de comprimento. Esta abastece duas estações de bombeamento (EBs). A EB-01 faz a captação da água na barragem, com 4 bombas. A EB-02 possui 14 bombas para fazer a distribuição da água de irrigação a partir de um reservatório. A vazão total do sistema de irrigação é de 2.960 m³/h, que utiliza 41 km de tubulações para atender as propriedades rurais.

Estações de Bombeamento (EBs)2
Número de bombas18EB-01 (captação na barragem) 4 bombas
EB-02 (distribuição a partir de reservatório) 14 bombas
Vazão total do sistema de irrigação2960 m³/h
Extensão de adutoras e canais41 km
EBs com reservatórios1

Assistência técnica
Assistência técnica agrícola e serviços de operação e manutenção são prestados pela Coderse, empresa vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri).

Amendoim Cozido
Patrimônio Imaterial de Sergipe desde 2013, o amendoim cozido é um petisco que tanto tem a sua matéria prima cultivada no perímetro Piauí (143,9 toneladas em 2021), como tem produtor irrigante que também se dedica ao cozimento. Beneficiando a própria produção e a de outros agricultores que têm propriedade no perímetro e são atendidos, com irrigação e assistência técnica, pelo Governo do Estado.

Pipericultura
Para atender a indústria de molhos e conservas de pimenta, o perímetro Piauí se tornou celeiro para o cultivo de diversas variedades de pimentas que, hoje, atendem à demanda local e até e beneficiadoras dos estados de Alagoas e Bahia. A pimenta malagueta é a mais produzida (120 toneladas em 2021), seguida da jalapeno (95), da habanero (82) e da biquinho (75).

Farinha de mandioca
Dentro do perímetro Piauí, funcionam cerca de 20 casas de farinha para absorver a produção (560,9 toneladas de mandioca em 2021) das propriedades atendidas pela Coderse. Irrigação pública que influi no preço da farinha de mandioca, item que faz parte da cesta básica pesquisada pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em Aracaju. No levantamento de preços nacional, a capital sergipana aparece com frequência como a de alimentação mais barata do país.

Agroecologia
Um dos diferenciais do Perímetro Piauí é o uso de métodos agroecológicos de produção. Existem produtores orgânicos regulamentados por uma Organização de Controle Social (OCS) e agricultores familiares em processo de transição de suas propriedades para o modelo agroecológico.

Principais culturas
Amendoim, batata-doce, macaxeira, milho verde, mandioca e pimenta.

Produção 2022

ProduçãoÁrea colhidaValor da produção
3.895,5 toneladas339,65 haR$ 6.764.790,90
  • Produção de macaxeira da irrigação pública estadual para período junino cresceu 11%

    Produção de macaxeira da irrigação pública estadual para período junino cresceu 11%

    No período junino a macaxeira é bastante procurada por ser matéria-prima de muitas receitas típicas. Nos perímetros irrigados estaduais de Sergipe, onde é possível plantar a raiz no período de estiagem para colher em junho, os agricultores investem para atender essa demanda que cresce a cada ano. A expectativa é que os irrigantes colham, em…

  • Barragens dos perímetros públicos irrigados de Sergipe estão cheias

    Barragens dos perímetros públicos irrigados de Sergipe estão cheias

    As chuvas trazem garantia de verão farto em produção e geração de renda na irrigação administrada pelo Governo do Estado O mês de maio iniciou com muitas chuvas e com saldo positivo para a irrigação pública. Cinco barragens do Governo do Estado atingiram a capacidade máxima e verteram água. Esse resultado faz com que o…

  • Mais de 60 toneladas de alimentos produzidos no perímetro irrigado de Lagarto serão doados

    Mais de 60 toneladas de alimentos produzidos no perímetro irrigado de Lagarto serão doados

    Por meio da doação simultânea, 60,8 toneladas de alimentos produzidos no Perímetro Irrigado Piauí, mantido pelo Governo do Estado em Lagarto, centro-sul sergipano, começaram a beneficiar 3.600 pessoas em insegurança alimentar de General Maynard, no leste do estado. Na quinta-feira, 4, foram distribuídas à população mais de 3 mil quilos de alimentos, na primeira das…

Última atualização: 4 de julho de 2023 11:37.