Perímetro Irrigado Jabiberi

O Perímetro Irrigado Jabiberi é um projeto de irrigação pública estadual com sistema de distribuição de água por gravidade. Sua construção iniciou em 1985 e foi inaugurada em 1987. Trata-se de um projeto com intervenção fundiária, ou seja, com desapropriação da área de interesse. Localiza-se no município de Tobias Barreto, Território Centro Sul, distante 123 Km de Aracaju e 23 Km da sede municipal de Tobias Barreto.

Dados gerais

Área total do perímetro362 ha
Área agrícola irrigável112 ha
Público beneficiado370 pessoas
Número de lotes75 lotes74 lotes ocupados por produtores
1 lote experimental
Áreas da estrutura do Perímetro60,64 ha da bacia hidráulica
Capacidade de acumulo de água na barragem (m³)4,3 milhões
Tipos de IrrigaçãoAspersão convencional e microaspersão
Tipos de soloAluviais, eutrófico e Plintossolos
Número de animais420 vacas leiteiras
Volume de produção de leite3.500 L/dia

Dados climáticos

ClimaQuente e seco
Temperatura Média18 °C mínima
32 °C máxima
com média anual de 32 °C.
Precipitação Média756,9 mm a 1161 mm

Infraestrutura física
O perímetro é composto por uma barragem de concreto, no Rio Jabiberi, com 21,5 metros de altura, 290 metros de comprimento de crista e vertedor, formando um reservatório que ocupa uma área de 60,64 hectares e é capaz de acumular 4,3 milhões de metros cúbicos de água.co EB’s que a abastecem os lotes dos produtores.

Método de distribuição de água para irrigaçãoGravidade por canal
Vazão total do sistema de irrigação600 m³/h
Extensão de canais16 km

Assistência técnica
Assistência técnica agrícola e os serviços de operação e manutenção são de responsabilidade da Coderse, companhia vinculada á Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri).

Atividades rurais exploradas
A exploração dos lotes está baseada principalmente na pecuária leiteira. Há também cultivo de hortaliças e de grãos. Além da piscicultura, caprinocultura e ovinocultura de corte.

Projeto Balde Cheio
O Governo do Estado firmou parceria com o Sebrae e a Embrapa–Sudeste (São Carlos-SP) para trazer Balde Cheio. Transferência de tecnologias de desenvolvimento da pecuária leiteira ajudando pequenos produtores a gerenciar melhor o seu negócio, aumentando a produção e controlando custos. O projeto adota manejo do rebanho leiteiro fazendo a rotação periódica em piquetes com capim irrigado.

Medidas contra os feitos da seca
Orientados pela assistência técnica e com apoio do Projeto Sergipe de Combate à Desertificação, do Governo de Sergipe, os irrigantes passaram a fazem o cultivo de espécies mais resistentes ao estresse hídrico do que o capim, como a palma forrageira e a gliricídia.

Priorizando o abastecimento humano, a Coderse diminuiu o período de distribuição de água aos lotes do Jabiberi para reduzir 50% do consumo. A companhia forneceu máquina e operador para que a construção  de novos reservatórios de 100 mil litros nos lotes, se adequando às 5h diárias de fornecimento de água.

Beneficiamento do leite
Os irrigantes não se deslocam para escoar a produção de leite, entregando o produto ao laticínio instalado dentro do perímetro com o incentivo do Governo do Estado.

Melhoramento genético
Em 2021, cerca de 50 vacas no Jabiberi participaram do Programa de Melhoramento Genético por Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF) do Governo do Estado, aumentando os percentuais de vacas prenhes e o melhoramento genético, com a escolha de sêmen de raças leiteiras.

Produção em 2024

LeiteNúmero de produtoresValor da produção
2.389.493 L50R$6.212.681,80

Leia mais sobre o Perímetro Irrigado Jabiberi

  • Laticínio que processa leite da irrigação pública recebe registro estadual no último dia de Sealba Show

    Laticínio que processa leite da irrigação pública recebe registro estadual no último dia de Sealba Show

    Para incentivar a produção de leite a partir da irrigação pública, o Governo do Estado fez a entrega oficial de mais um registro do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), neste sábado, 8, último dia da Sealba Show 2025, feira do agronegócio que acontece, desde o dia 5, em Itabaiana, no agreste sergipano. 

  • Produção agrícola cresce 11% nos perímetros irrigados administrados pelo Governo de Sergipe

    Produção agrícola cresce 11% nos perímetros irrigados administrados pelo Governo de Sergipe

    Sergipe, estado com forte vocação agrícola, tem colhido resultados expressivos graças aos investimentos do Governo do Estado na modernização e gestão dos perímetros irrigados. Em 2024, a produção nos seis perímetros administrados pela Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), alcançou 122.086…

  • Ações da Coderse beneficiaram mais de 90 mil sergipanos do campo em 2024

    Ações da Coderse beneficiaram mais de 90 mil sergipanos do campo em 2024

    Da perfuração à instalação de poços, manutenção de dessalinizadores, doação de equipamentos, até o fornecimento de água para irrigação, a Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) atendeu mais de 90 mil pessoas com seus serviços e ações neste ano. Além das 122 mil toneladas de produtos agrícolas e os 2,4 milhões de litros de…

Última atualização: 24 de fevereiro de 2025 12:02.

Ir para o conteúdo