Distrito de Irrigação do Platô de Neópolis

O Distrito de Irrigação Platô de Neópolis é uma estrutura física pública que compõe o patrimônio da Coderse. A área é dividida em 41 lotes, ocupados por 40 empresários agrícolas (concessionários), que ocupam a área na forma de Contrato de Direito Real de Uso. Fica há 109km de Aracaju, 9km de Neópolis e 17,6km de Japoatã.

A estrutura é administrada pela associação dos Concessionários do Distrito de Irrigação do Platô de Neópolis (Ascondir), que possuem a concessão pública para cultivar a terra e operar o sistema. A Coderse, através da Gerência de Contratos de Concessão, fiscaliza o cumprimento dos contratos junto aos concessionários, o desenvolvimento dos lotes, inspecionar a infraestrutura física do distrito de irrigação, e ainda averiguar o nível de preservação das Áreas de Proteção Ambiental Permanente (APP).

Dados gerais

Área total 10.374 ha10.374 ha
Área irrigável7.053 ha
Empregos diretos3.500
Número de lotes41
Tipo de IrrigaçãoAspersão, pivô central, autopropelido,
gotejamento e microaspersão

É dividido em 41 lotes com área variável entre 28 a 533 ha, ocupados por 40 empresários agrícolas. A cessão dos lotes decorreu, até julho de 1993 por seleção e, a partir desta data, por licitação pública.

Infraestrutura Física
A Ascondir administra o funcionamento da infraestrutura de 53 km de canais, quatro estações de bombeamento e 54 reservatórios abastecidos pela água captada diretamente do rio São Francisco.

Empregos
Juntos produzem 370 mil toneladas anuais de produtos agrícolas e geram 3.500 empregos diretos. Antes da implantação do Platô, a área de 10.422 hectares só era explorada com a monocultura da cana e de sequeiro, oferecendo menos de 1.000 postos de trabalho.

Exportação

Até 70% da produção de limão taiti de um lote empresarial do Platô de Neópolis é exportada para a Europa, com certificação internacional. São 425 hectares de limoeiros, em que trabalham mais de 300 pessoas, entre colheita, seleção e embalagem dos frutos para exportação. A expectativa é que esses números cresçam mais 15% nos próximos dois anos. Mas o distrito de irrigação já exportou coco verde e está em vistas de mandar para outros países a manga tommy produzida com a água do São Francisco.

Produção em 2021

Frutas Diversas43.530 toneladas
Cana-de-açúcar183.240 toneladas
Mandioca2.425 toneladas
Coco Verde59.873.000 frutos
Coco Seco1.200 toneladas
Totalaproximadamente  370 mil toneladas

Culturas implantadas

Manga438 ha
Laranja253 ha
Limão669 ha
Grama de Jardim190 ha
Banana306 ha
Maracujá30 ha
Cana-de-açúcar3.054 ha
Mandioca97h
Coco Verde1.717 ha
Coco Seco221 ha
Total6.975 ha

Notícias sobre o Distrito de Irrigação do Platô de Neópolis

  • Platô de Neópolis exporta limão Taiti irrigado para o mercado europeu

    Platô de Neópolis exporta limão Taiti irrigado para o mercado europeu

    Lotes empresariais geram mais de 3.500 empregos diretos no empreendimento mantido pelo Governo do Estado Em Japoatã, um lote irrigado do Platô de Neópolis colhe, diariamente, três mil caixas de limão Taiti com alto padrão de qualidade, respeitando normas sanitárias e com o uso de defensivos restritos aos aceitos no mercado europeu, que absorve 70%…

  • Agricultores Irrigantes e funcionários da Cohidro aderem a Campanha Solidária de Natal

    Agricultores Irrigantes e funcionários da Cohidro aderem a Campanha Solidária de Natal

    Produtos in natura dos perímetros irrigados e alimentos não-perecíveis foram entregues a entidades socioassistenciais Muitas instituições não-governamentais que exercem atividade socioassistencial presencial, como o Oratório de Bebé e a Creche Almir do Picolé, em Aracaju, não pararam de funcionar com a pandemia. As equipes, que atendiam ao público infanto-juvenil com atividades de recreação, reforço escolar…

  • Do Platô de Neópolis vem quase todo coco verde do estado 3º maior produtor

    Do Platô de Neópolis vem quase todo coco verde do estado 3º maior produtor

    Extensão de terra que ocupa um total de 10.312 hectares (ha), sendo 7 mil irrigável por sistemas de bombeamento e distribuição de água via canais, o Platô de Neópolis, que também se estende até o município vizinho de Japoatã, é uma área de exploração agrícola e infraestrutura que pertence ao Governo do Estado. É subdividido…

Última atualização: 4 de julho de 2023 11:35.