No Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) os agricultores, organizados em associações e cooperativas, elaboram um projeto chamado CPR Doação Simultânea, onde o governo federal compra os produtos oriundos da Agricultura Familiar diretamente com o agricultor e repassa a instituições/ entidades beneficentes a populações ou grupos considerados em risco de segurança alimentar.
A Cohidro colabora incisivamente neste Programa auxiliando os agricultores dos perímetros irrigados, que são os proponentes, na elaboração e acompanhamento do projeto, fazendo a ponte entre as entidades que representam os irrigantes e a Conab. Assim como também identifica as entidades que poderão ser beneficiadas na proposta de doação simultânea.
Desde 2008, quando o Programa entrou em operação, foram 1.588 famílias de agricultores participando de projetos que geraram 4 mil toneladas e alimentos doados in natura ou que serviram para o preparo de refeições, atendendo 143.811 pessoas em situação de insegurança alimentar. Cada projeto tem vigência de um ano de entregas periódicas e em valores atualizados, cerca de R$ 13 milhões foram pagos a estes produtores.