[vídeo] Estação Agrícola mostra os bancos de semente de palma criados em lotes dos perímetros da Cohidro

Assista o vídeo apontando a câmera do seu celular para o QR Code

No domingo (06), foi ao ar no programa Estação Agrícola, da TV Sergipe, reportagem mostrando os bancos de sementes de palma forrageira Orelha de Elefante Gigante que estão sendo criados nos perímetros irrigados Jabiberi, em Tobias Barreto e Califórnia, em Canindé de São Francisco; administrados pela Cohidro.

As mudas das plantas, que somam sete campos de palma, são do Projeto Sergipe de Combate à Desertificação é fruto da parceria entre o Governo de Sergipe, Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). A execução fica por conta da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), tendo na ponta a expertise técnica das suas subsidiárias, Cohidro e Emdagro [Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe].

Nos dois perímetros irrigados, além das sementes, as famílias também receberam os insumos necessários para iniciar a produção, como kits de irrigação. A irrigação ajuda no crescimento vegetativo acelerado da palma e geram, em menor tempo, as ‘raquetes’ de palma, que já podem ser picadas e oferecidas como alimento às criações, mas também servem de semente para gerar uma nova planta.

Nesses campos, que são bancos de sementes, após as plantas atingirem o tamanho de colheita, cada produtor irá repassar 80% da produção para outros criadores, multiplicando o alcance do projeto e a disseminação mais rápida da variedade para os outros produtores. Quando for feito o terceiro corte, toda a palma passara a ser do produtor dono do lote com palma.

Última atualização: 15 de junho de 2021 10:08.

Acessar o conteúdo