[Vídeo] Abastecimento do Água Doce é retomado no assentamento Fortaleza

A unidade de produção de água dessalinizada do Assentamento Fortaleza, no município de Nossa Senhora da Glória (alto sertão sergipano), foi reativada nesta semana. Para tanto, foram necessárias algumas intervenções do técnico da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe, integrante do Núcleo do Programa Água Doce (PAD) em Sergipe como ‘componente de dessalinizador’. E também o investimento da empresa pública, a partir de recursos próprios, em reparo e manutenção de equipamentos.

A última ação feita foi a limpeza química do sistema de dessalinização, na última terça-feira (28), o que liberou o funcionamento seguro para fornecer água para as cerca de 50 famílias que dependem da unidade do PAD para o abastecimento humano. Mas antes houve o reparo da bomba principal e da auxiliar do dessalinizador, reparo do comando elétrico e da bomba submersa do poço que fornece água para o sistema.

O PAD é coordenado em Sergipe pela Secretaria de Estado da Agricultura, Des. Agrário e da Pesca de Sergipe (Seagri), através de suas subsidiárias: Coderse e Empresa de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro). E conta com a colaboração outros órgãos e entes públicos, estaduais, municipais e dos membros da própria comunidade, para gerir o programa federal no estado. Como a do Fortaleza, são ao todo 29 unidades produtoras em todo estado de Sergipe.

Última atualização: 20 de março de 2023 10:25.