Cohidro auxilia cooperativa de Salgado a participar do Alimenta Brasil

[foto: Fernando Augusto]
Em Salgado, na quarta-feira (18), a equipe da Gerência de Agronegócios da Cohidro esteve visitando a Cooperativa dos Produtores Agrícolas do Território Sul De Sergipe (Coopatsul). A reunião tinha o objetivo de passar orientações de como a entidade pode participar do Programa Alimenta Brasil (PAB), na modalidade “Compra com Doação Simultânea”, via Conab.

Nos 14 anos em que os agricultores dos perímetros irrigados do Governo de Sergipe participaram do programa, via Conab, o saldo foi de 4,2 mil toneladas de alimentos doados para alimentar, pelo período médio de um ano, 155.701 pessoas em insegurança nutricional, movimentando mais de R$ 10,6 milhões, pagos nas 1.693 participações de agricultores. Nas associações e cooperativas inseridas nesse perímetros estaduais, hoje o clima é de organização e expectativa pela liberação de recursos federais para novamente participarem do programa.

Além da irrigação e assistência técnica agrícola, os produtores nos perímetros administrados pela Cohidro, recebem a assessoria da gerência da empresa para a regularização da documentação dos grupos, formular as propostas, honrar e prestar contas das entregas de alimentos. Para, no final, o irrigante receber a devida remuneração pelo seu trabalho. O que atrai a participação do agricultor a este programa, é o valor justo pago pelos produtos e a longa periodicidade de entregas programadas.

A Coopatsul, hoje com 74 cooperados, tem um longo histórico de participação em programas como o PAB do Governo do Estado, organizado pela Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS); o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Mesa Brasil, do SESC. Nestes; forneceu alimentos in natura e beneficiados, como polpas e sucos de frutas, bolos, pão, ‘pé de moleque’ e beiju. Na quarta, os técnicos da Cohidro, Sandro Prata e Carlos Valerio, foram recebidos pelas coordenadoras do Coopatsul, Zenaide e Josefa Sueli.

 

Cohidro recebe demandas de abastecimento de água da equipe do deputado Iran Barbosa

[Foto: Gabriel Freitas]
O mandato do deputado estadual Iran Barbosa esteve presente na reunião que aconteceu na sexta-feira, 9, na sede da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), para discutir demandas de comunidades de Brejo Grande, Salgado, Divina Pastora e Porto da Folha quanto à recuperação ou perfuração de poços artesianos nesses municípios.

A reunião, que foi dividida em dois momentos para evitar aglomeração, contou com a presença do diretor-presidente da Cohidro, Paulo Henrique Machado Sobral; do geólogo da Companhia, Diego Siqueira; do técnico agrícola e assessor do núcleo de Agricultura e Meio Ambiente do mandato de Iran Barbosa, Juvenal Patrício; do secretário de Agricultura de Divina Pastora, Bruno Sá; além de representantes das comunidades envolvidas.

De acordo com o assessor Juvenal Patrício, a reunião foi bastante produtiva e a direção da Cohidro se comprometeu, dentro do que é de sua competência, em enviar equipes para as comunidades, a fim de executar serviços de limpeza e recuperação de poços artesianos, como também o estudo e a execução de obras para perfuração de poços onde for necessário e viável.

“Foi uma reunião muito boa onde eu pude expor sobre os vários problemas com falta de água não só nessas comunidades, como em outras, que os representantes não puderam estar presentes, e que estão sofrendo muito com esse problema, como os povoados Serra, em Malhador, e Covões, em Porto da Folha”, destacou o técnico agrícola.

O presidente da Cohidro, Paulo Sobral, que agradeceu ao deputado estadual Iran Barbosa pelo empenho em indicar recursos ao Orçamento do Estado para a perfuração de poços em comunidades onde o abastecimento de água é precário. Ele destacou que uma equipe da Companhia deve iniciar os trabalhos de limpeza e recuperação dos poços do Povoado Quebrada II, em Salgado, e que tentará incluir também o Povoado Covões, em Porto da Folha.

Também destacou que já há previsão para uma outra equipe iniciar a perfuração de um poço em Brejão dos Negros, no município de Brejo Grande; como também será feita a doação de uma caixa d’água de 5 mil litros para o Assentamento Flor do Mucuri I, em Divina Pastora, a fim de auxiliar na retenção e oferta de mais água àquela população, depois que a prefeitura local conseguir a licença ambiental necessária junto à Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). Ainda de acordo com Paulo Sobral, estão sendo realizados estudos para avaliar a possibilidade de perfuração de um quarto poço neste assentamento agrário.

 

Fonte: Assembleia Legislativa de Sergipe

Governo de Sergipe amplia abastecimento de água em povoado de Salgado

Cohidro instalou novo reservatório para atender todas as residências da comunidade rural Privot

Maria Bispo [Foto: Fernando Augusto]
O povoado Privot, localizado no município de Salgado, recebeu a instalação de um novo reservatório de 10 mil litros, que permitirá o abastecimento de água para todas as cerca de 40 residências da comunidade rural. Realizada pelo Governo de Sergipe, através da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), a obra substitui o reservatório do antigo sistema de abastecimento, construído em 2007, e dobrou a capacidade de armazenamento de água destinada ao povoado. A demanda  foi possível a partir de um investimento de R$ 2.882,94, com recursos oriundos do termo de cooperação técnica de crédito orçamentário, firmado com a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias).

A produtora rural Maria Bispo mora há 15 anos no povoado Privot, com seu esposo e três filhos. Além dos afazeres domésticos, ela trabalha na roça da família, plantando de tudo um pouco: macaxeira, feijão, milho. Ela conta que, antes, só era possível ter água em casa se fosse buscá-la no chafariz acoplado ao antigo poço. Com o novo reservatório de maior capacidade de armazenamento, a pressão da água também aumentou e ela passou a receber água encanada em sua casa. “Antes era um sofrimento pra gente, ter que pegar água longe, no poço, ainda mais com menino pequeno no braço. Agora, melhorou bastante. Com esse reservatório maior, tenho água em minha casa, na casa dos vizinhos, da minha sogra. Todo mundo aqui tem água dentro de casa por causa da nova caixa. E a gente usa essa água para tudo, para cozinhar, para os bichos, para beber também. A água é ótima!”, garante.

Eraldo Ribeiro é o presidente da Associação dos Moradores da Macedina (Amama), localidade que também integra o povoado de Privot. Ele relembra o progresso da comunidade, que gerou o aumento da população e criou a demanda. “Fizemos a solicitação, porque no início apenas 5 ou 6 famílias eram atendidas. Mas, com o passar do tempo, aumentou para 40 famílias. Com isso, vimos que 5 mil litros não estava mais atendendo a necessidade básica da comunidade. Por isso solicitamos, com a ajuda do deputado, e conseguimos. A parceria entre a associação, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Salgado [que também estou presidindo] e a Cohidro possibilitou a chegada desse empreendimento para a comunidade, trazendo qualidade de vida ao nosso povo tão sofrido. A água é de suma importância para a sobrevivência do ser humano, principalmente nessa pandemia”, considera.

O diretor de Infraestrutura Hídrica e Mecanização Agrícola da Cohidro, Carlos Alberto, destaca que essa ação é viabilizada por parceria com a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias). “A instalação do novo reservatório foi possível a partir do termo de cooperação técnica de crédito orçamentário firmado com a Seias, a partir de recursos do Funcep (Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza) na ordem de R$ 1 milhão. Com esse aporte do Governo do Estado, foi possível à Cohidro adquirir uma leva de equipamentos e peças necessários à instalação de poços. Esses itens estão sendo utilizados no trabalho da Dipoços (Divisão de Instalação e Recuperação de Poços da Cohidro), que tanto instala o sistema de abastecimento completo, em poços novos, quanto recupera e faz a manutenção nos antigos”, explica.

Já o presidente da Cohidro, Paulo Sobral, ressalta que a ação realizada pela empresa cumpre o compromisso firmado pelo Governo do Estado. “Como orientou o governador Belivaldo Chagas, neste momento, a Cohidro deve focar sua atenção na instalação e recuperação de poços em todo estado. O convênio com a Secretaria de Inclusão foi uma peça fundamental para que isso fosse possível. Neste ano, através do convênio, tivemos sistemas sendo implantados, ou recuperados, nos municípios de: Lagarto, Simão Dias, Pinhão, Riachão do Dantas, Capela, Carira, Porto da Folha, Indiaroba e São Cristóvão. Estes se somam ainda aos poços viabilizados com recursos próprios da Cohidro em Pedra Mole, Pedrinhas, Poço Redondo, Itabaiana, Boquim, Itabaianinha, São Francisco; novamente em Porto da Folha, Riachão, São Cristóvão, Simão Dias, Pinhão e Carira”, concluiu.

Indiaroba tem funcionando 3 dos 4 ‘Água para Todos’ a serem implantados pelo Governo do Estado

Benfeitorias do Água para Todos garante a fonte de captação de água própria ao consumo humano, reservatórios e pontos de captação – foto Fernando Augusto (Ascom-Cohidro)

Indiaroba, município do Sul sergipano há 100 km da capital, foi beneficiado com quatro sistemas de abastecimento do programa ‘Água para Todos’. Dos quais, três estão em pleno funcionamento e fornecendo água potável para 624 pessoas. Investimento da União e Governo de Sergipe, via Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), de R$ 730.644,50. Na quarta unidade só resta a ligação do poço à rede elétrica. Ao todo, a primeira etapa contempla 40 povoações rurais do Estado sendo que nestas, 23 já são abastecidas.

Criado em 2011, o ‘Água para Todos’ tem como meta universalizar o acesso à água para 750 mil famílias em todo Brasil. Quem gere o programa é o Ministério da Integração Nacional (MIN) e confia, ao Governo de Sergipe, a gestão no Estado. Aqui serão 107 localidades, em 29 municípios, recebendo água para consumo humano, a um investimento federal de R$ 14,4 milhões, somando à contrapartida estadual de R$ 720 mil. São mais de 5.000 famílias sergipanas beneficiadas com água própria para o consumo humano, residentes em povoações rurais distantes das redes convencionais de distribuição de água e selecionadas a partir de levantamento socioeconômico independente, licitado pela Cohidro.

O programa até agora atendeu em Sergipe 3.752 pessoas, nesses sistemas instalados em povoações rurais de Indiaroba, Santa Luzia do Itanhy, Estância, São Francisco, Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Itaporanga D’ajuda, Japaratuba, Japoatã e Salgado. Em outros povoados destes municípios e também em São Cristóvão, Tomar do Geru, Frei Paulo, Muribeca, Ilha das Flores, Santa do São Francisco, Riachão do Dantas e Siriri, há unidades prontas para começar a fornecer água, restando apenas a ligação à rede elétrica. Segundo o diretor de infraestrutura e Mecanização Agrícola da Cohidro, Paulo Henrique Machado Sobral, o trabalho é realizado em três etapas distintas e tem uma prestação de contas frequente para Brasília.

“Depois do levantamento socioeconômico, que elegeu as localidades atendidas, passamos para a perfuração dos poços e por fim, a instalação, etapa que está sendo feita por empresa licitada. São 22 sistemas em funcionamento, atendendo 23 localidades. Temos outros 14 sistemas (para levar água em 17 povoados) onde somente falta a ligação à rede elétrica (como é o caso do Assentamento Sepé Tiaraju em Indiaroba) para então pôr em funcionamento, com a instalação das bombas de captação de água e, em três deles, dessalinizador”, explicou Paulo Sobral. Ele esclarece que estes equipamentos, por instalar, já foram adquiridos e com isso, somados, são hoje 36 sistemas prontos, para tão logo atender as 40 localidades.

5 de Janeiro

José Wilson Santos Guimarães é presidente da Associação-Cooperativa dos Moradores do Assentamento 5 de Janeiro e também cuida da operação do sistema instalado na localidade de Indiaroba pela Cohidro, atendendo 128 famílias a partir de 12 chafarizes e quatro reservatórios, o principal deles elevado à 30 metros do chão. “Estou ligando a água e distribuindo para o pessoal, são 4 registros, aí tem que ser um dia sim e um dia não. Está bom o serviço, atendendo a necessidade correta. A água é boa, mineral, de Estância para cá, a melhor água é essa”, disse o agricultor que vive da lavoura onde planta macaxeira, goiaba, graviola e laranja.

Como o Assentamento se estende em 4 setores diferentes e neles estão distribuídos os chafarizes, existe tubulações onde os moradores estão fazendo ligações, por conta própria, às residências. Só lá são 60 casas interligadas à rede. Uma delas é a de Rosária dos Santos, trabalhadora rural na colheita de pimenta e no próprio lote, que toma conta junto do marido e de uma das filhas, dos 11 que tem. Sobre a qualidade da água, ela não tem do que reclamar. “Doce, boa. Nós (antes) pegava água ali, nas cisternas. Era boa, mas agora tem em casa, água encanada. Fiz a instalação. A gente bebe, lava uma roupa, cozinha…”, contou.

Assentamento 27 de Outubro

A localidade de Indiaroba tem mais de 80 moradores que vivem da agricultora e da pecuária, praticada em seus lotes de reforma agrária. Um deles é José Francisco dos Santos, que só é elogios à unidade do ‘Água para Todos’ instalada pela Cohidro no assentamento. “A água está muito boa, não tem problema nenhum. Melhorou bastante, estou bem satisfeito”. Sobre a dificuldade anterior ao sistema de abastecimento, o agricultor conta com pesar. “Rapaz a gente ia longe, viajava meia hora de carroça para pegar água. Aí esperava a boa vontade de abrir. Tinha hora marcada para pegar água”, recorda.

Para o diretor-presidente da Cohidro, José Carlos Felizola, o benefício do ‘Água para Todos’, se traduz na persistência do homem do campo. “Levando esta benfeitoria, suprindo uma carência de primeira necessidade, que é a água, é mais um motivo para ele permanecer como um agricultor familiar, trabalhando a terra e gerando o sustendo da família. Somado aos benefícios que Estado e União oferecem via crédito rural; seguro safra; doação de sementes, material forrageiro e ainda, especificamente no caso da nossa Empresa, a construção e recuperação de barragens, são meios de garantir que o êxodo rural não prevaleça, evitando que isso aumente a camada de pobreza nas cidades”, justifica.

Povoado Sítio Novo

A bucólica localidade de Indiaroba, onde vivem 95 habitantes, também recebeu um sistema de abastecimento instalado pela Cohidro com dois chafarizes e dois reservatórios. Lá vive Tiago Elias Filho dos Santos, trabalhando no seu próprio pomar ou colhendo laranja para terceiros. “A água aqui está chegando todo dia, tem um rapaz que liga bomba, sempre que falta, é só ligar para ele, aí ele vem enche a caixa daqui e a da Rua Norte. A gente usa para beber e para cozinhar, porque para lavar roupa tem o riacho e tem o rio lá embaixo também. A qualidade está boa sim, graças a Deus, está boa, está limpinha, água pura. Se for comparar com a que a gente bebia no poço na beira do riacho, essa é de boa qualidade sim”, relatou.

Inaugurado primeiro sistema de abastecimento sergipano do Água para Todos em Japaratuba

Obra faz parte da 1º etapa do Água para Todos em Sergipe, que ao todo proverá 107 em todo estado – foto: Ascom/Cohidro.

Água potável para o consumo de 133 famílias é o feito da obra inaugurada nesta segunda-feira, 26, no Assentamento Caraíbas, em Japaratuba. O Sistema Simplificado de Abastecimento de Água surgiu a partir do programa federal Água para Todos, que no Estado é gerido pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), subsidiária da Secretaria de Estado de Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri). O investimento, entre recursos estaduais e da União, somado outros dois poços entregues esta semana no município, chegam a R$ 500 mil.

Criado em 2011, o Água para Todos tem como meta universalizar o acesso à água para 750 mil famílias em todo Brasil. Quem gere o programa é o Ministério da Integração Nacional e confia, ao Governo de Sergipe, a gestão do programa no Estado. Aqui serão 107 poços instalados em 29 municípios, a um investimento federal de R$ 14,4 milhões, somando à contrapartida estadual de R$ 720 mil. Serão mais de 5.000 famílias beneficiadas com água própria para o consumo humano, residentes em povoações rurais distantes das redes convencionais de distribuição de água e selecionadas a partir de levantamento socioeconômico independente, licitado pela Cohidro.

A partir do momento em que é determinada a localidade, geólogos da Cohidro fazem a locação do poço, para então outra empresa licitada faça a perfuração, deixando pronto para que uma construtora execute as obras de instalação, que contam com sistema de bombeamento, tubulações, reservatórios, cloradores e em alguns casos, filtro de ferro e dessalinizador. Em situações específicas, em convênio com a prefeitura municipal a população passa a receber a água em casa, como é o caso do Caraíbas. Eliene dos Santos, uma dos assentados do Caraíbas, considerou o acontecimento desta segunda-feira, comparável ao instante histórico em que conquistaram a posse dos lotes de reforma agrária.

“Pra mim é uma emoção muito grande, da gente está recebendo essa água aqui, porque só a dificuldade que a gente passava aqui, de não ter água de não continuar pegando de carroça. Então hoje a gente saber que pode abrir uma torneira e ter água, pra mim é uma satisfação muito grande, a mesma felicidade de quando a gente ganhou a terra”, relatou Eliane, que atua também na agroindústria Casa do Bolo – Doce Lar, projeto comunitário que funciona no Assentamento. Ela relembra quando o Assentamento Caraíbas foi criado pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em abril de 2008, disponibilizando 2.150 hectares para a Agricultura Familiar.

Presidente da Cohidro, José Carlos Felizola Filho reforçou que embora seja um programa federal, é irrefutável a atuação do Governo do Estado para execução da obra. “Sem que, primeiramente, tivesse sido pleiteado pelo governador Jackson Barreto a vinda do Água para Todos para Sergipe, sem que esses valorosos técnicos da Cohidro tenham elaborado o planejamento acertado e a devida prestação de contas, não estaríamos vindo aqui no Caraíbas entregar essa obra, que fornece água de qualidade e que devido a este bom trabalho, o ministro da Integração (Hélder Barbalho) já sinalizou que a nossa Empresa vai poder fazer a segunda etapa, com mais 67 poços em municípios Sergipanos, em localidades aonde a nossa coirmã Deso (Companhia de Saneamento de Sergipe) ainda não pôde chegar”, defende.

Primeira etapa
A primeira etapa do Água para Todos no estado, que se conclui agora com a entrega de 40 sistemas de Abastecimento, atende um número ainda maior de povoações rurais nos municípios de Japaratuba, Frei Paulo, Japoatã, Muribeca, Ilha das Flores, Santana de São Francisco, São Francisco, Barra dos Coqueiros, Itaporanga D’Ajuda, São Cristóvão, Poço Verde, Riachão do Dantas, Divina Pastora, Siriri, Estância, Indiaroba, Salgado, Santa Luzia do Itanhy e Tomar do Geru. São 1.920 famílias atendidas pelos novos poços e investimento federal, até o momento, foi de R$ 5.280.000, sendo R$ 264.000 de contrapartida estadual. O presidente da Associação de Cooperação Agrícola do assentamento Caraíbas, Felix Ogino, agradece as instituições e pessoas envolvidas no processo que resultou nesse benefício para a sua comunidade.

“O ser humano, sem água dentro de sua casa, fica inviabilizado pra qualquer coisa. Com a gente vive no meio Rural, fica impossibilitado de produzir na sua totalidade, você tem que sair da roça, do seu trabalho, mais cedo para se deslocar até em casa, depois sair em procura de água até distante. Sem ela, é um transtorno tremendo na nossa vida. Então com a chegada dessa água melhorou em tudo, em todos os sentidos. Nós temos que agradecer ao nosso governador Jackson Barreto, também o seu Secretário Esmeraldo (Leal) e também a Cohidro, na pessoa do Sr. Paulo (Sobral), que a gente teve um imenso prazer de ter aqui conosco, nos orientando de como devemos se comportar com esse bem precioso. Também agradecer ao empenho da comunidade, a gente se juntou e fizemos nossas reivindicações”, externou Felix Ogino.

Segundo o diretor de Infraestrutura e Mecanização Agrícola da Cohidro, Paulo Henrique Machado Sobral, toda estrutura para fornecimento da água potável no Caraíbas foi possível graças ao investimento conjunto, entre união estado e município, que chegou a R$ 350 mil “Além desse, foram também entregues os poços dos povoados Araticum e Curral dos Bois, que custaram, respectivamente R$ 86 mil e R$ 64 mil, fazendo com que, em Japaratuba, o Água para Todos, até agora tenha proporcionado obras no valor de meio milhão de reais. Nesta mesma semana os povoados: Currais, em Japoatã; Chã do Cabral, em Salgado; Colônia do Sapé, Docelina Falador, Rio Fundo e Riachinho, em Itaporanga d’Ajuda, estão recebendo seus sistemas simplificados de abastecimento, completando os oito primeiro poços instalados pela Cohidro no programa”, informou.

Para Esmeraldo Leal, secretário de estado Agricultura, a obra dignifica a luta do povo hoje assentado no Caraíbas. “Quero dividir essa alegria com o povo, com toda a direção da Cohidro e com todos os funcionários, em especial com nosso Governador que não pode estar no evento, mas mandou sua mensagem de alegria, de gratidão a toda essa luta do povo do Caraíbas. Terra sem água é muito para quem é sem terra, mas não é o suficiente e com a chegada da água eles passam a ter além da terra, mais dignidade. Então um assentamento que já tem uma força muito grande, é muito produtivo. É símbolo inclusive, porque tem um grupo de mulheres aqui que produz de forma coletiva e agora com a chegada da água motiva ainda mais essas famílias e aumenta a capacidade de produção”, acredita.

Presenças
Presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Assentamento Caraíbas, Natalino da Silva; os secretários municipal de Japaratuba Antônio Carlos Mota (Administração), Saulo Britto (Comunicação Social) e José Alberto Menezes Mendonça (Agricultura). Da Cohidro, o diretor de Irrigação e Desenvolvimento Agrícola João Quintiliano da Fonseca Neto; o gerente de Engenharia (Geng), Adnaldo de Santana Santos; o chefe da Divisão de Instalação e Manutenção de Poços (Dipoços), Roberto Wagner; as geólogas da Gerência de Perfuração (Geperf) Maria Auxiliadora e Samiramisthaís Linhares.

Última atualização: 11 de dezembro de 2017 10:59.

Acessar o conteúdo