O Estado beneficia, anualmente, cerca de 20 mil agricultores familiares com a entrega gratuita de sementes certificadas.

Na manhã desta segunda, 22, o secretário de estado da Agricultura, Esmeraldo Leal, recebeu vista de representantes da Cooperativa de Fomento e Comercialização do Perímetro Irrigado Califórnia (COOFRUCAL). O objetivo do encontro foi dialogar sobre a possibilidade de retomada do convênio para produção de sementes certificadas de milho por meio da cooperativa.
Segundo o presidente da organização dos agricultores, Levi Alves Ribeiro, o convênio já existiu e alcançou bons resultados. “Na época o governo comprava a semente aqui mesmo com os produtores do Perímetro Califórnia e distribuía com os pequenos agricultores de outros municípios. Acredito que isso pode trazer mais economia para o Estado e gerar emprego na região”, argumentou Ribeiro.
Ribeiro informou que o último convênio com a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) foi em 2010 quando a cooperativa chegou a produzir 280 toneladas de sementes.
A Seagri coordena o Programa Estadual de Sementes, que é supervisionado e executado pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).
“Uma importante vitória deste governo é a de que não interrompeu o Programa de Distribuição de Sementes. Mesmo em tempos de crise financeira o Estado beneficia, anualmente, cerca de 20 mil agricultores familiares com a entrega gratuita de sementes certificadas. Em 2017, por exemplo, distribuímos 730 toneladas de sementes (300 de milho, 100 de feijão e 330 de arroz). O resultado foi safra positiva em todos os grãos”, destacou o secretário da Agricultura, Esmeraldo Leal.
Esmeraldo diz que é importante retomar o trabalho dos campos de produção de sementes certificadas de milho na região de Canindé do São Francisco, mas, sem perder de vista as reais condições financeiras do governo, sem perder a viabilidade técnica e econômica do Projeto atual.
A Cooperativa de Fomento e Comercialização do Perímetro Irrigado Califórnia tem sede em Canindé do São Francisco e agrega atualmente 75 cooperados, com a finalidade de organizar as atividades agrícolas e agroindústrias implementadas por seus cooperados, estruturando a comercialização.
A Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), é subsidiária da Seagri e administra do perímetro Califórnia, onde fornece água para irrigação e assistência técnica rural em 333 lotes agrícolas.
Fonte: Ascom Seagri






