Política pública desenvolvida pelo Programa Água Doce (PAD) ameniza a carência de água potável e ajuda 29 comunidades durante pandemia da Covid-19
A maior medida de prevenção contra o Coronavírus, recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é a higiene: lavar as mãos constantemente com água e sabão. O acesso à água potável ganha ainda mais protagonismo diante da necessidade mundial de evitar o avanço da Covid-19 e o Programa Água Doce, do Governo de Sergipe é um grande aliado de 29 comunidades as famílias do interior do estado.
Antes mesmo da pandemia chegar em Sergipe, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) e pela Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), executa o Programa Água Doce (PAD), que já implantou 29 sistemas de dessalinização, beneficiando cerca de cinco mil pessoas, distribuindo com mais de 17.500 mil litros de água potável em nove municípios.
Já foram beneficiados pelo PAD, até o momento em Sergipe, 29 comunidades nos municípios de Canindé de São Francisco, Monte Alegre, Poço Redondo, Carira, Nossa Senhora da Gloria, Tobias Barreto, Porto da Folha, Simão Dias e Poço Verde.
O coordenador do programa em Sergipe, Marcos Cezar, explica que o PAD conta ainda com a parceria da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação (Cohidro) para realizar a manutenção dos equipamentos. “A água é oriunda de poços artesianos. A ideia é que, no final deste ano, quando o convênio do PAD cessar, já tenhamos um novo convênio para que, além da perfuração dos poços, a Cohidro continue a realizar a manutenção e acompanhamento dos sistemas dentro do programa. Enfim o programa vem contribuindo nesse momento com práticas sustentáveis com consumo de água e higiene”, aponta.
Leia a matéria completa clicando aqui.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias








