Novembro Azul na Cohidro tem dia de palestra, dança e cuidados com a saúde dos funcionários

Para psicóloga palestrante, perder medo de descobrir um câncer, contribui com tratamento precoce. Aumentando chances de cura.

Com foco em seus funcionários, a agenda do Novembro Azul na Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) teve continuidade na última semana; com palestra sobre saúde do homem e da mulher, apresentação de dança, aferição de pressão arterial, nível de glicemia e distribuição de preservativos, brindes e material informativo. Neste ano, a Cohidro contou com a parceria da Associação de Apoio ao Adulto com Câncer do Estado de Sergipe (AAACASE), para trazer até a empresa as atrações do evento da campanha de prevenção ao câncer de próstata na sede da empresa, em Aracaju. Em contrapartida, a AAACASE está arrecadando itens de higiene e limpeza entre os funcionários da companhia durante todo mês.

“Enquanto os funcionários públicos foram convidados, durante todo mês, a doar itens de higiene e limpeza para ajudar no atendimento aos pacientes oncológicos feito pela AAACASE. (E é gratificante poder ajudar um trabalho tão dedicado para pessoas que estão passando por uma etapa difícil de suas vidas). A instituição, sem fins lucrativos, trouxe para nós: conteúdo, alegria, informação e experiências de vida. Para que nossos funcionários saibam da importância da prevenção do câncer. Isso não tem preço. Agradeço a oportunidade e torço para que possamos ter novas parcerias frutíferas como esta”, comemorou Paulo Sobral, diretor-presidente da Cohidro, empresa vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri).

A AAACASE foi até a Cohidro com a psicóloga Maria Lismeri Carvalho, como palestrante. Ela é voluntária na instituição, atendendo os pacientes oncológicos assistidos. Para a especialista, perder o medo de descobrir um câncer, vai permitir o tratamento precoce. “O câncer de mama, está comprovado que quando ele é detectado precocemente, tem 95% de chance de cura e o de próstata também, quando identificado, você tem 90% de chance de cura. Eu caso sempre com a saúde mental, porque o medo está presente. Eu estou explicando, e uma pessoa na palestra diz: eu não procuro porque quem procura acha. Então, é o medo que está habitando esse comportamento. Quando eu respondo: acha e acha a tempo de se curar”, argumentou Lismeri Carvalho.

 Motorista na Gerência de Perfuração de Poços da Cohidro, Rudnei Lima, na palestra da psicóloga entendeu que as pessoas precisam se desapegar do medo e do preconceito de fazer os exames de prevenção ao câncer. “Isso é muito importante para todos nós, tanto para homem quanto para mulher, para quem está presente. Eu achei muito bonito. Tem muita gente que as vezes tem receio de fazer um exame de toque. Para quem entende e entendeu isso aí, é muito importante, a cabeça tem que fica sempre aberta”, avaliou.

 Danças e Ritmos
Assistida pela instituição e integrando o grupo coordenado pelas professoras Hayffa Manzato e Esilene Fátima, Ana Paula Rodrigues (48) foi até a Cohidro para fazer uma apresentação de dança. “A AAACASE é uma segunda casa, é um lugar que ajuda, não deixa a gente para baixo, eleva demais a autoestima. Lá eu encontrei amigos, lá a gente encontra apoio, tem psicólogo, tem coral, tem assistência social. Tanto exame como medicamento. Eu tive câncer com 40 anos. Hoje é só acompanhamento, graças a meu bom Deus. Mas a gente não pode vacilar”.

 Outra assistida da AAACASE no grupo de dança é Alcione. “Não só a dança, mas também a gente tem a acupuntura, muito importante para as dores. Para a autoestima essa dança é tudo para a gente. Porque o pessoal acha que para quem tem câncer a vida acabou, mas não. Eu acho que o câncer veio para eu pensar sempre primeiro em mim, segundo em mim e terceiro em mim. Porque a vida continua”.

 Lúcia Bastos, também assistida no projeto Danças e Ritmos da AAACASE, participa há 8 anos e adora as atividades e o atendimento. “É uma associação que apoia muito o pessoal de Sergipe e que só faz coisa boa. Temos professora, temos advogado, temos psicólogos e eu gosto muito da AAACASE. A gente dança em qualquer interior, qualquer instituição, qualquer lugar. É só dizer, chamar as divas guerreiras para dançar”.

 Na sede da Cohidro, em Aracaju, a AAACASE disponibilizou sua caixa de coleta de doações para itens de higiene e limpeza junto ao caixa eletrônico e recebe: sabonete líquido, creme dental, escova de dentes, cotonetes, papel higiênico, sabão em pó, água sanitária, desinfetante e detergente. A instituição conta também com os telefones: (79) 3214-0699 / (79) 99971-7017 para quem quiser fazer outras formas de doação.

 Coordenadora da Divisão de Bem-Estar Social da Cohidro e organizadora da ação, Eline Azevedo informou que os prestativos e o material informativo foram gentilmente cedidos, respectivamente, pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Sesi Sergipe, que também doou bonés para distribuir como brindes. Assim como o Setor Médico disponibilizou a estagiária em Nutrição, Cibelle Gomes, para aferir pressão arterial e nível de glicemia.

Fotos: Paulo Ricardo

 

Última atualização: 7 de dezembro de 2022 19:25.

Acessar o conteúdo