Novembro Azul leva palestras e exames à Sipat da Cohidro

Equipe multidicisciplinar da SMS atendeu aos servidores com exames e acompanhamento

Em função do Novembro Azul, nesta segunda-feira, dia 21, houve uma palestra sobre o Câncer de Próstata, voltada aos funcionários da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) que também puderam realizar testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C. Além de seguir o calendário de saúde, que reserva todo mês para incentivar os cuidados da saúde do homem, a atividade deu início a ‘Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat)’ na Empresa, que até a próxima segunda tem programadas mais atividades organizadas pelas divisões de Saúde e Segurança do Trabalho (Dissa) Desenvolvimento Humano (Didhu), Posto Médico e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
A Enfermeira e coordenadora do Programa Saúde do Homem na Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS), Ana Calorina Miranda, ministrou uma palestra sobre o Câncer de Próstata e prevenção da saúde do homem. Ela quis alertar aos homens que para se prevenir não há idade certa, lamentando que alguns só procuram ajuda médica quando estão em um estado de saúde mais agravado. O desinteresse da parcela masculina se confirma no fato de só recentemente o Ministério da Saúde (MS) criar mecanismos de atendimento específico.

“Desde agosto de 2009 existe um programa ministerial, o MS lançou um programa nacionalmente para cuidar da saúde vocês e tem um foco específico para uma faixa de idade, de 20 a 59 anos. Estamos em um mês alusivo à sensibilização do homem em relação ao cuidado com sua saúde, mas não apenas na prevenção do Câncer de Próstata e por conta disso, em parceria com os profissionais de programa de DST, Aids e Hepatites Virais da SMS, trouxemos o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)”, informou Ana Carolina, sobre o serviço móvel onde o resultado dos testes de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, sai em média de 20 minutos. Na Cohidro, o serviço foi oferecido pelas enfermeiras Léa Matos, Eloise Dias e Susiene.

Ainda segundo Ana Carolina, o atendimento do CTA não se restringe a realização de exames, pois conta com equipe multidisciplinar. “Os colaboradores da Cohidro, estão tendo a oportunidade de realizar os testes, passar pelo aconselhamento, que fala como pegar essas doenças. Então nada melhor que essa oportunidade, desses homens terem esse momento de fazerem o exame e se tratarem já que hoje, mesmo com a doença é possível ter uma boa qualidade de vida. O resultado do teste é entregue individualmente para cada paciente, porque o aconselhamento é feito a partir dos conhecimentos daquela pessoa e dos comportamentos de vulnerabilidade ou não. Então, é o momento de se ajustar e a partir daí modificar as ações feitas de modo errado”, completou a enfermeira.

Para Luiz Fernando Lima de Oliveira, Estagiário da Gerência de Recursos Humanos da Cohidro (GERHU), foi uma oportunidade que os funcionários aprenderem e de adiantarem os cuidados com a saúde, com os testes rápidos e imunização. “Muito importante, tanto para os jovens quanto para os mais velhos. Eu mesmo não tinha ciência dessas informações que eu recebi e com certeza agora eu vou começar a me cuidar mais. É importante também porque eu não fiz nenhum desses exames, tanto as vacinas, então vou fazer agora, porque é uma forma mais fácil”, relatou ele, lembrando que nos meses de outubro e setembro, as mesmas atividades de saúde trouxeram para a Empresa a vacinação contra Hepatite, Tétano e Gripe.

Diretor Administrativo e Financeiro da Cohidro, Jorge Kleber Soares Lima, estabelece que a atenção que a Dissa e DIDHU estão dedicando aos funcionários, colabora com o bom funcionamento da Empresa. “A Companhia é composta muito mais por servidores, do que unicamente de máquinas e instalações. Se fizermos por onde cuidar da saúde deles, estaremos cuidando também saúde da Empresa, para que esse servidor fique mais tempo apto ao trabalho, retribuindo assim a este empenho desses programas”, avaliou as atividades dos departamentos que pertencem a GERHU.

Já Onofe Viana Santos, soldador da Gerencia de Perfuração de Poços da Cohidro (Geperf), aconselha a todos os colegas que façam os exames e considera isso como prevenção para problemas que possam surgir mais tarde. “Aqui na Empresa tem muita gente ainda que critica quando alguém faz o exame de toque. Quando um colega tem o problema, não dão apoio, fazem brincadeirinhas. Ao invés de ajudarem eles complicam. Nessa Empresa aqui somos todos irmãos, são 33 anos juntos, somos todo uma família. Agora ainda existe a discriminação, a pessoa precisa se conscientizar de que ir ao médico é bom. O que o pessoal está fazendo é importante”.

O diretor-presidente da Companhia, José Carlos Felizola Filho, fez questão de participar também das atividades, como forma de incentivo. “É importante a gente se solidarizar com os colegas e incentivar a participação dessas ações de saúde. Tem que deixar o tabu de ‘machão’ de lado e se cuidar, para continuar por bastante tempo presente com a família, curtir os filhos, os netos e ter uma velhice saldável. Muito ‘cabra’ forte, valente, acaba se perdendo simplesmente por se descuidar da saúde, por se achar imbatível. Tá na hora do homem mudar a cabeça, porque a doença não tem medo de cara feia, muito pelo contrário”, brinca.

José Adevaldo dos Santos é sondador também da Geperf. Ele conta como foi a sua experiência ao tratar um problema de saúde que, devido à sorte que nem todos têm, descobriu a tempo um algo ainda mais grave. “Antes de eu fazer essa cirurgia, sentia muito esses sintomas, quando eu ia ao banheiro urinar, sentia dores. Mas eu não sabia o que era, porque ninguém nunca me falou. Daí foi quando aconteceu de eu fazer a cirurgia de rins, o médico descobriu que a minha próstata estava alterada. Então foi quando ele fez a raspagem de próstata que eu melhorei, fiquei normal, normal… não tive mais preocupação nenhuma. Mas daí como o homem é sossegado, muito acomodado ele só vai para o médico quando for parar na urgência. E é lá que descobre isso tudo. Então, não é melhor fazer antes os exames? É melhor se prevenir”, adverte.

Sipat
A Cipa é quem organiza o Sipat, onde a programação de saúde foi inserida. Na sexta, 25, a partir das 8h está programado, na sede da Cohidro, um mutirão reunindo todos os funcionários para fazer uma grande coleta de objetos que são propícios ao acumulo de água da chuva, a fim de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zica Vírus. Já na segunda, 28, a partir das 8h30, esses departamentos trazem à Empresa e no mesmo local, uma apresentação teatral com tema que trata da prevenção de acidentes de trabalho.

Veja o álbum completo de fotos da palestra e dia de saúde:

Última atualização: 10 de janeiro de 2018 11:09.

Acessar o conteúdo