[vídeo] Não houve rompimento da barragem Jacarecica II

O gerente e o técnico agrícola do Perímetro Irrigado Jacarecica II, Osvaldo Andrade e Jenaldo Oliveira, gravaram estes vídeos para esclarecer a população. Assim, a Cohidro esclarece que não houve rompimento da barragem que abastece os lotes agrícolas entre os municípios de Riachuelo, Areia Branca e Malhador. A barragem não sofreu nenhum dano estrutural com as chuvas, apenas encheu e a água extravasou pelo vertedor, cumprindo sua função normal de acumular água e reter os grandes volumes que poderiam causar prejuízo a jusante.

Para se ter uma ideia, no complexo de barragens dos perímetros Jacarecica I e II, são 35.100.000 m³ de água represada e que deixa de correr o curso normal do rio. A água que extravasou do Jacarecica II, naturalmente, se somou às águas do rio Jacarecica, cujo nível já estava elevado pelas chuvas, assim como o Rio Sergipe, onde deságua mais adiante e que sofre ainda a influência das marés altas.

Da mesma forma o Painel de Segurança de Barragens, corpo de especialistas independentes convocado pelo Programa Águas de Sergipe do Governo do Estado, classificou a barragem do Jacarecica II como de baixo risco, “quanto à capacidade de descarga de seu vertedouro e à consequente possibilidade de galgamento”.

Última atualização: 23 de julho de 2019 13:41.