Mutirão de limpeza e reparos nas EBs do Califórnia

Produtores atendidos pela EB-07 também fizeram mutirão – foto Fernando Augusto (Ascom-Cohidro)

Em mais um Dia do Rio a paralisação do sistema do Perímetro Irrigado Califórnia, administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) em Canindé de São Francisco, serviu para que os agricultores irrigantes atendidos pelas estações de bombeamento (EBs) 7 e 3, fizessem mutirão de limpeza nos reservatórios destas instalações e na última, os técnicos da Cohidro iniciaram um trabalho para a troca dos crivos, que será repetido nas outras 5 unidades de bombeamento.

Os crivos são como ‘peneiras’ postas à ponta da tubulação que capta a água que chega às moto-bombas, para ser bombeada aos lotes irrigados. A limpeza dos leitos e margens nas barragens e canais – o que vem sendo feito por mutirões dos próprios agricultores – diminui o acúmulo de impurezas que entopem estas peças, principalmente algas e plantas aquáticas. A substituição agora ocorre para tirar as peças antigas, instaladas na época de implantação do perímetro irrigado, há cerca de 30 anos.

Feitos de metal, os crivos antigos já se encontravam bastante enferrujados e rompidos, ineficientes no trabalho de evitar que as bombas e os aspersores de irrigação sejam danificados ou entupidos por materiais sólidos. Os novos são de PVC, fabricados pelos próprios técnicos da Cohidro em Canindé, utilizando tubos de 200mm.

Prorrogação
Em resolução publicada ontem, no Diário Oficial da União, a Agência Nacional de Águas (ANA) determina que as captações de água na bacia hidrográfica do Rio São Francisco permaneçam suspensas às quartas-feiras até o dia 30 de abril de 2018, quando a utilização for para a agricultura, indústria e mineração, denominada ‘Dia do Rio’.

Última atualização: 11 de janeiro de 2018 17:32.