Governador Fábio Mitidieri celebra 40 anos da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse)

Na solenidade, o governador destacou a importância da Coderse para Sergipe e o significado dessa data para a atual gestão estadual
Na solenidade, o governador destacou a importância da Coderse para Sergipe e o significado dessa data para a atual gestão estadual [Foto – André Moreira]

Clique aqui para ver a galeria de fotos completa

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, marcou presença na cerimônia em comemoração aos 40 anos da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse). O evento aconteceu nesta quinta-feira, 15, na sede do órgão, localizada no bairro Novo Paraíso, Aracaju.

Durante a solenidade, o governador Fábio realizou a entrega de um monumento simbólico, representando as quatro décadas de serviços prestados pela Coderse. Além disso, foram prestadas homenagens aos funcionários mais antigos da empresa, aos ex-presidentes e outras autoridades presentes.

A instalação artística que compõe o monumento utiliza como elemento principal a perfuratriz PF-02 da Coderse, que, assim como a empresa, desempenhou papel fundamental na perfuração de poços em Sergipe ao longo de 40 anos.

Durante seu discurso, o governador destacou a importância da Coderse para o estado de Sergipe e o significado desta data para a atual gestão do governo. “Essa companhia tem um papel essencial, pois desenvolve um trabalho para proporcionar melhor qualidade de vida para a população, por meio da irrigação de experimentos agrícolas e do fornecimento de água para aqueles que mais necessitam”, disse.

Fábio Mitidieri também compartilhou os planos do governo para a Coderse nos próximos anos, com o objetivo de agilizar suas ações e buscar mais recursos e investimentos para torná-la ainda mais relevante no cenário estadual. 

“Nossa prioridade também é seguir trabalhando para dar ainda mais agilidade às ações da companhia, captando mais recursos e investimentos para que ela possa ser ainda mais relevante em nosso cenário estadual. Não tenho dúvidas que dessa forma vamos fazer com que ela seja cada vez mais presente nos municípios, recuperando sua pujança e reoxigenando-a, recuperando seu papel de destaque e impulsionando o desenvolvimento do estado e é isso que estamos fazendo. Tenho certeza que a Coderse continuará fazendo com que nosso estado cresça cada vez mais com o apoio do nosso governo, do secretário Zeca e do presidente Paulo”, ressaltou o governador.

O secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva, expressou sua alegria e satisfação por comemorar os 40 anos da empresa que carrega uma grande importância para a agricultura sergipana. “A Coderse trabalha pelo pequeno produtor rural, pela agricultura familiar, que também é o foco da nossa gestão. Toda essa confraternização reflete o momento atual que a Coderse vive, um momento de rejuvenescimento, pois é uma empresa que tem recebido diversos recursos, e com isso estamos podendo ampliar o seu leque de atuação. Pelas mãos da Coderse conseguimos colocar alimento na mesa das pessoas e os produtores conseguem produzir milhões de toneladas durante esses anos. Vamos seguir fortalecendo a empresa, valorizando os funcionários. Eles, especialmente, estão de parabéns, que são quem fazem a empresa. Parabenizo também o presidente Paulo Sobral que está à frente. Seguiremos a orientação do nosso governador, fortalecendo, dando autoestima ao servidor, ampliando o leque de atuação da Coderse”.

O novo momento vivenciado pela companhia também foi destacado pelo presidente, Paulo Sobral. “São 40 anos de muita história, e tenho o privilégio de fazer parte dessa trajetória, acompanhando as mudanças ao longo desse período, desde quando ainda era Cohidro. E com essa última mudança ampliou as ações da empresa para o homem e a mulher. É muito importante a gente festejar esse dia e homenagear quem faz essa empresa, que são os funcionários, os diretores, os presidentes que passaram por aqui nesse período. Esta é uma empresa de fundamental importância para o desenvolvimento da agricultura sergipana. E nessa gestão, Fábio continua dando total apoio à Coderse, valorizando a empresa e o funcionário”, destacou.

Coderse
Autorizada pela Lei 2.410 (14 de março de 1983), instituída pelo Decreto 5.718 (13 de abril de 1983 e registrada no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica em 9 de junho 1983; a Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), ente público vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), se consolidou, ao longo de 40 anos de existência, como referência em irrigação pública e perfuração de poços no estado.

A perfuração de poços é uma das atividades mais importantes da Coderse, pois leva água de qualidade e em maior quantidade à população sergipana. Esta ação é utilizada não apenas para o abastecimento humano, mas também na irrigação, aquicultura, piscicultura e dessedentação animal.

As equipes e máquinas da empresa pública já superaram a marca dos quatro mil poços perfurados ao longo desses 40 anos. Assim, oferece ao trabalhador do campo uma melhor condição de vida, evitando o êxodo rural.

A companhia contribui também para a redução da mortalidade infantil provocada por doenças de veiculação hídrica. Com a atuação da Coderse o estado de Sergipe recebeu um prêmio da UNICEF por produzir modificações saudáveis nos hábitos higiênicos e sanitários das famílias atendidas por esses sistemas.

A Coderse administra seis perímetros irrigados responsáveis pela produção de alimentos variados e que estão localizados nos municípios de Areia Branca, Canindé de São Francisco, Itabaiana, Lagarto e Malhador, Riachuelo e Tobias Barreto, ocupando uma área total de mais de 12 mil hectares.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Última atualização: 18 de julho de 2023 12:04.