Irrigantes e Cohidro fazem limpeza de canais e reservatório do Califórnia

Estão de parabéns os irrigantes do Perímetro Irrigado Califórnia, mantido pelo Governo do Estado de Sergipe em Canindé de São Francisco, que estão arregaçando as mangas e realizando o trabalho de roçagem e limpeza dos canais e reservatórios que atendem as estações de bombeamento (EBs), que levam água até os lote destes agricultores. Aproveitando a folga no trabalho de manusear os sistemas de irrigação, que as chuvas constantes deu.
Seja por escalação de funcionários feita pela Diretoria Administrativa e Financeira da Cohidro [Diraf], nas áreas comuns de estruturas que atendem a todos os setores; em mutirões de produtores realizados nos seus setores; ou por iniciativas individuais de agricultores irrigantes quando, por exemplo, os canais passam pelos lotes. Nesses casos, está ocorrendo a retirada da vegetação que cresce às margens ou dentro destes canais e reservatórios, principalmente agora no período de chuvas.
O esforço conjunto previne vários problemas. Desde a qualidade da água que chega nos lotes, que é prejudicada com folhas, frutos, sementes e galhos que caem nos canais e reservatórios; até o prejuízo que este material orgânico, solto na água, provoca em entupimentos nos sistemas de irrigação dos lotes, nos crivos e nas bombas de pressurização das EBs.
Outra coisa que o mato à beira e dentro de canais e reservatórios prejudica, é a ação das raízes. Interferindo nas estruturas em concreto, provocando rachaduras e consequentes vazamentos da água. Outras vezes, a vegetação pode provocar o barramento ou desvio da passagem da água, diminuindo o volume que chega nas lavouras para irrigação.

Última atualização: 1 de julho de 2022 06:31.

Acessar o conteúdo