[fotos] Cohidro inicia programação em alusão ao Outubro Rosa

Palestras e ações de conscientização integram campanha de prevenção ao câncer de mama

[Foto: Gabriel Freitas]
Nesta quarta-feira (07), teve início oficial na Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), a Campanha de Conscientização para o Controle do Câncer de Mama. Após a iniciativa do Setembro Amarelo, chegou a vez do Outubro Rosa tornar mais colorida a empresa, fixando mensagens de autocuidado e autoexame nos murais, corredores e banheiros femininos, na sede em Aracaju e nos perímetros irrigados, no interior. Essa mobilização ocorre paralelo à distribuição dos laços de fita cor-de-rosa distribuídos para os funcionários, no primeiro dia de campanha. O uso do adereço, preso ao peito, em todo o mundo simboliza o apoio individual à conscientização dos cuidados para a prevenção ao Câncer de Mama e na Cohidro, o ato de pôr a fita têm rendido descontraídas sessões de fotos para mostrar a adesão de cada um à campanha.

É através dos seus setores de Serviço Social e Sala do Trabalhador, que a Cohidro promove a ação sobre a Saúde da Mulher. A assistente social, Eline Azevedo informa que, em alusão ao Outubro Rosa, será um mês de orientações sobre a prevenção do câncer de mama buscando fortalecer o cuidado. “O objetivo é mobilizar as mulheres da empresa para a importância da atenção à saúde. Chamando a atenção para a adoção de um estilo de vida saudável no dia a dia, com a prática de atividades físicas e boa alimentação para evitar doenças, entre elas, o câncer de mama. Reforçar também que há muita vida após o câncer de mama e que o cuidado com a saúde feminina deve ser olhado com atenção, principalmente neste momento em que o rastreamento e o tratamento foram prejudicados e ainda estão sendo retomados por conta da pandemia de Covid-19”, assinala.

Eline Azevedo e Robson Liberato [Foto: Gabriel Freitas]
Durante o mês serão realizadas mini-palestras na Sala do Trabalhador, para estimular e orientar as mulheres acerca dos mitos e verdades sobre o câncer de mama. O setor conta com os estagiários de Enfermagem Rafaela Menezes e Robson Liberato. Por conta da pandemia, as ações serão realizadas de forma restrita, seguindo as recomendações de prevenção contra o coronavírus, evitando aglomerações e atendendo cinco funcionários participantes por vez. Iniciado na década de 90 nos Estados Unidos, o Outubro Rosa no Brasil só surgiu em 2008 e após dez anos ganhou força legal pela Lei brasileira nº 13.733/2018. Neste ano de 2020, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lança o movimento de conscientização ‘Quanto antes melhor’, chamando a atenção das mulheres para um estilo de vida mais saudável.

Márcia Menezes [Foto: Gabriel Freitas]
Secretária na Diretoria Administrativa e Financeira da Cohidro (Diraf), Márcia Menezes acha a campanha de extrema importância para o autocuidado das mulheres. “Se cuidar, se examinar, se amar e sempre procurar seu médico, porque se detectar algo, quanto mais cedo, melhor, para seguir todos os cuidados”, afirma. Já para a coordenadora da Divisão de Desenvolvimento Humano da Cohidro (Didhu), Genivalda Silveira, mais do que autocuidado e autoexame as mulheres precisam procurar um profissional, “A conscientização é o primeiro passo, sendo mais que necessário que as mulheres, a partir dos 40 anos, façam a mamografia e os exames complementares. Fazer o autoexame em casa é importante, mas procurar um médico é essencial para continuar se cuidando da forma correta”, afirma Genivalda.

Jean Nascimento [Foto: Gabriel Freitas]
Para o diretor da Diraf, Jean Nascimento, a campanha tem um valor e importância muito grande. “Não só na empresa, como no país. É um mês de conscientização das mulheres, para aprenderem a se auto avaliarem e se prevenir, porque se descoberta a doença no início, é mais fácil a sua cura. Por isso que nós da Cohidro estamos de cabeça na campanha do Outubro Rosa”, afirma. João Fonseca, diretor de Irrigação e Desenvolvimento Agrícola da Cohidro (Dirir), também declarou o seu apoio e incentivo a campanha. “Todas essas campanhas que são feitas mensalmente, para orientar as pessoas na busca por tratamentos preventivos e evitar problemas maiores no futuro, são importantes. Em relação as mulheres, chama a atenção delas e para elas, sobre a importância de procurar um médico e fazer seus exames periódicos e evitar um mal maior”, apontou.

Paulo Sobral [Foto: Gabriel Freitas]
Diretor-presidente da Cohidro, Paulo Sobral acredita que, agora que passou o período mais crítico do isolamento da pandemia do coronavírus, com todos os setores retomando o funcionamento ao normal, é hora de também recuperar o tempo perdido enquanto a nossa única preocupação com a saúde era não ter Covid-19. “Passado este momento mais difícil, é obrigação da empresa, com a saúde de seus colaboradores, dar este alerta e incentivar a retomada da vida normal, que inclui os outros cuidados com a saúde além do álcool em gel e máscara facial. Todo mundo deixou para depois consultas, exames de rotina e até prescritos por médicos. Nada melhor do que essas campanhas educativas – Outubro Rosa e Novembro Azul – para incentivar esses cuidados e zelo com o que temos de mais valioso, que é a nossa saúde”, reforça o presidente da companhia.

 

 

 

Última atualização: 11 de novembro de 2020 21:50.

Acessar o conteúdo