Estagiários da Cohidro conhecem instalações em perímetros de Itabaiana e Lagarto

Estagiários da Cohidro conhecem instalações em perímetros

Com o objetivo de apresentar a funcionalidade prática dos perímetros irrigados da Companhia de Desenvolvimento Hídrico e Irrigação de Sergipe (Cohidro), na manhã do último dia 02, dez estagiários da Gerência de Engenharia (Geng), foram levados para uma visita de apresentação, ao Jacarecica I, localizado no município de Itabaiana e no Piauí, em Lagarto. A experiência será utilizada durante o período em que eles atuarão na Empresa como colaboradores.

Na visita ao perímetro de Lagarto, 69km de Aracaju e de Itabaiana, 65km, os acadêmicos que cursam áreas das engenharias de Produção, Elétrica, Civil e Mecatrônica, tiveram a oportunidade de conhecer as estações de bombeamento, o sistema de irrigação, lotes de produção, barragens, além de todas as outras instalações do perímetro. Os estudantes foram acompanhados da Engenheira Civil, Cássia Santana e do gerente da Geng, Adnaldo Santana, que apresentaram as principais funções dos perímetros.

Segundo Cássia a visita técnica é de suma importância para a concretização dos conhecimentos do profissional em formação. “O relacionamento entre as teorias da sala de aula, com os desafios da profissão na prática fazem com que os ensinamentos sejam transmitidos mutuamente entre os envolvidos, de forma rápida e significativa”, afirmou.

Ainda, para a Engenheira, que também foi estagiária da Cohidro durante seis meses, essa é uma experiência única que agrega valor ao currículo e que continua marcando as perspectiva da sua vida. “A oportunidade é a possibilidade de conhecer a realidade de cada ponto do Estado e aprender técnicas inovadoras de enfrentamento da seca e ampliação da qualidade de vida da população”, disse.

Lagarto

Presidente da Cohidro, José Carlos Felizola Filho destaca que no Perímetro Piauí, existem muitos aspectos, nas áreas de engenharia, importantes para estudantes-aprendizes tomarem conhecimento. “Em setembro o Governador Jackson Barreto esteve lá para entregar oito novas motobombas, que foram colocadas lá para ampliar a capacidade de fornecer a irrigação aos agricultores. A instalação, foi um desafio a parte aos nossos engenheiros e técnicos, já que faziam 30 anos desde que a estrutura foi criada. Em breve, recursos do Proinveste vão permitir outras obras, como a instalação de uma nova comporta para oferecer mais segurança na operação da barragem e também reforma, dessa vez, da EB-01 (estação de bombeamento)”, considerou.

Para Adnaldo Santana, o principal objetivo da viagem foi ampliar o conhecimento dos estagiários, quanto a atuação da empresa em campo. “A viagem serviu para que eles tivessem uma visão mais ampla do que é a Cohidro, as ações que ela desenvolve, além daquilo que eles encontram aqui na sede. O que nós podemos permitir que tem finalidade em Engenharia, a gente repassa para eles”, completou.

Itabaiana

No Perímetro Irrigado Jacarecica I, segundo o diretor de Infraestrutura e Mecanização Agrícola da Cohidro, Paulo Henrique Machado Sobral, ocorre uma obra que foi permitida pela infelicidade da barragem ter esvaziado devido à prolongada estiagem. “Aproveitamos o nível baixo da água para implantar as duas comportas que permitem interromper o fluxo na tomada d’água e na descarga de fundo promovendo, ao mesmo tempo, mais segurança e melhoria na qualidade da água no reservatório, já que vai ser possível promover uma limpeza sistemática. Nesse caso, para quem estuda Engenharia, é ótimo acompanhar uma obra complementando as funções dessa estrutura, que entrou em operação há 30 anos”, avaliou.

A estudante de Engenharia Mecatrônica, Bárbara Vieira, afirmou que a viagem colaborou com a visão externa em relação à Cohidro. “Aprendemos a olhar a Cohidro de uma forma diferente, ver o que ela realmente é e o que representa para os agricultores foi muito bacana, assim como o trabalho social e toda assessoria ao trabalhador em campo”, completou Bárbara, que vê a possibilidade de seguir temas voltados à Empresa no seu trabalho de conclusão de curso.

Bárbara Vieira, estudante de Engenharia Mecatrônica.
Paulo Sobral – (Foto Michaelle Santiago – Ascom Cohidro)
Estagiária Cassia Santana.
Presidente da Cohidro, José Carlos Felizola – foto Ascom Cohidro

Última atualização: 16 de outubro de 2017 09:55.