Diretoria vai à Bahia conhecer as obras do “Água para todos”

Mardoqueu Bodano (Presidente) e Paulo Henrique Sobral (Infraestrutura)

Os diretores da Cohidro, Mardoqueu Bodano (Presidente) e Paulo Henrique Sobral (Infraestrutura) partem nesta quarta-feira, 13, em uma viagem de 4 dias percorrendo o estado baiano, visitando e conhecendo as obras realizadas pela Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) através do programa federal “Água para Todos”, o qual a Companhia Sergipana é o órgão executor em nosso Estado no tocante a perfuração, recuperação e instalação de sistemas de distribuição de água em poços tubulares.

Foi um orientação do Ministério da Integração Nacional, gestor do “Água para Todos”, como intenção de Sergipe conhecer e seguir o exemplo do estado vizinho, que há mais tempo – desde 2007 – faz parte do programa federal e já possui etapas concluídas. Até 2010, a Cerb realizou, com estes recursos da União, a perfuração de 2.523 poços tubulares e a ampliação de 673 sistemas de abastecimento de água. Em Sergipe serão 107 desses sistemas – poço, bomba e reservatório – novos, distribuídos na zona rural de 28 municípios sergipanos.

Para tal, foram destinados pelo Governo Federal R$ 13.680.000 e o Governo de Sergipe entrou com a contrapartida de R$ 720 mil. Estes recursos estão sendo empregados na perfuração de novos poços com toda estrutura de armazenamento e distribuição água, atendendo comunidades rurais em todo Estado. Serão 40, na primeira fase do Programa, que termina em agosto e vão fornecer 280 mil litros de água por dia a 1.600 famílias.

Última atualização: 6 de maio de 2021 18:10.