Dia Mundial da Água terá atividades alusivas no Perímetro da Cohidro em Lagarto

Dia Internacional da Água no Perímetro Irrigado Piauí

Toda comunidade de Lagarto e redondezas, no Centro Sul Sergipano, esta convidada a participar da atividade comemorativa ao Dia Mundial da Água, na próxima quarta-feira, 22 de março, no Perímetro Irrigado Piauí, administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) naquele município. Será uma manhã voltada à conscientização quanto a importância da conservação da água, onde ocorrerão palestras, apresentações teatrais, de dança e de música; além de um Concurso de Cordel.

Gildo Almeida Lima – Gerente do Períemtro Piauí – Foto Ascom-Cohidro

Gerente do Perímetro Piauí, Gildo Almeida Lima conta que o evento já é tradicional no polo irrigado, sempre envolvendo especialistas, estudantes e os agricultores que são atendidos pela Cohidro. “Convidamos sempre as escolas próximas e de Lagarto a participar dessa atividade, para que eles aprendam mais sobre os diversos usos que se dá a água. Isso feito aqui na sede do Perímetro, onde ocorrem várias operações em função da captação e bombeamento de água, além de nossa estação Meteorológica, que serve para orientar o quanto se faz necessário irrigar, dia após dia”, disse, acrescentando que na edição deste ano, o lema é ‘Cuidar da água é essencial para preservar a vida’.

Meteorologia é justamente o tema da primeira palestra do Dia Mundial da Água no Piauí, com o renomado Overland Amaral Costa, coordenador do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH). Depois, os representantes do Corpo Bombeiros de Sergipe vão falar de afogamento e primeiros socorros. Por fim, as associações de Produtores Orgânicos e de Irrigantes do Perímetro Piauí, palestram sobre o uso da água na agricultura.

Diretor João Fonseca – Foto Ascom-Cohidro

João Quintiliano da Fonseca Neto é diretor de irrigação de Desenvolvimento Agrícola na Cohidro, setor que coordena os perímetros irrigados. Para ele, é importante que os agricultores irrigantes prestigiem as atividades. “Fornecemos, para esses produtores, a irrigação através do nosso sistema de bombeamento, armazenamento e distribuição, mas para produzir também se faz necessário a nossa assistência técnica e nela, dentre as tantas disciplinas abordadas, também se inclui o uso racional da água. Por isso, eventos alusivos ao bom uso desse recurso tão precioso, é sempre uma continuidade de nosso trabalho, feito todo dia com eles”, analisou.

José Carlos Felizola, presidente da Cohidro – Foto Ascom-Cohidro

Para o presidente da Cohidro, José Carlos Felizola, esse envolvimento da comunidade se faz necessário, pois é cada vez mais importante a conscientização pelo uso responsável da água. “Principalmente elas, as crianças e adolescentes, têm que levar esta mensagem para seus lares. Eles serão os principais prejudicados amanhã, caso hoje nada seja feito para a água ser considerada um bem finito, que precisa ser preservado e protegido. É uma obrigação de todos economizarem no uso, quando ela chega às nossas torneiras ou nos lotes, para irrigar. Miremos no exemplo dos nossos irmãos do Sertão que, pela falta de chuva, são forçados a aprender a racionalizar e sabem valorizar aquele pouco que conseguem ter acesso”, aconselha.

A água será o tema abordado sempre pelas atividades artísticas apresentadas no dia especial sobre a água. A peça de teatro vai falar da economia da água. A Escola de Ballet Promenade, fará apresentação sobre o tema, assim como o ‘voz e violão’ de Ailma Soares. No mais, ainda tem show do Mágico Pilombeta e escolha e premiação do melhor cordel, concorrendo os alunos da rede de ensino lagartense.

Serviço:

  • O quê: Comemoração do Dia Mundial da Água
  • Quando: quarta-feira, 22 de março, das 8h às 12h.
  • Onde: Perímetro Irrigado Piauí, SE-270 S/N, Povoado Moita Redonda, Lagarto-SE

Programação:

  • 08h Abertura.
  • 08h30 Palestra: Clima, Tempo e ciclo Hidrológico da água. Overland Amaral.
  • 09h Teatro: Tema Economia de água.
  • 09h30 Palestra: Corpo Bombeiros de Sergipe – Tema: Afogamento, primeiros socorros.
  • 10h Voz e violão Ailma Soares – Planeta Água.
  • 10h20 Palestra: Associação de Orgânicos e Associação de Irrigantes Tema: Uso da água.
  • 10h40 Apresentação: Mágico Pilombeta.
  • 11h Dança: Escola de Ballet Promenade. Tema dança das águas.
  • 11h20 Escolha do melhor cordel e premiação.
  • 11h30 Cofee break.
  • 12h Encerramento.

Última atualização: 16 de outubro de 2017 09:45.