Cohidro participa da 45ª Festa da Laranja em Boquim

Programa ‘Balde Cheio’ será apresentado aos visitantes da Festa da Laranja de Boquim

A tradicional Festa da Laranja do município sergipano de Boquim, neste ano realizando sua 45ª edição, teve início na última segunda-feira, dia 10 e acontece até domingo. A Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), participa do evento com seu estante, a partir de sexta-feira, 14, onde mostra o trabalho que realiza na agricultura orgânica e fruticultura no Perímetro Irrigado Piauí, em Lagarto. No sábado, 15, haverá a participação dos técnicos do Perímetro Jabiberi, de Tobias Barreto, apresentando o programa “Balde Cheio”.

Produzir alimentos sem o uso de agrotóxicos vem sendo uma atividade das que mais tem tido progresso no Perímetro Piauí. Hoje são 12 agricultores orgânicos que produzem folhosos e legumes, autorizados à venda direta ao consumidor graças ao cadastro junto ao Ministério da Agricultura, formalizando a Organização de Controle Social (OCS) do Centro Sul Sergipano. Os visitantes da Festa da Laranja vão conhecer a qualidade desses alimentos e poderão conversar com técnicos e agricultores que atuam na modalidade agrícola em Lagarto.

Foi a partir do projeto de transferência de tecnologia que a Embrapa/Semiárido, de Petrolina-PE, trouxe para Lagarto variedades – adaptadas ao clima nordestino – das espécies frutíferas pera, caqui e maçã. O processo teve início em 2012, quando a Cohidro escolheu e designou para treinamento os seus agricultores irrigantes mais bem preparados para acolher os campos experimentais dentro do Perímetro Piauí. De Agosto a novembro de 2013 houve o plantio das mudas, que somam 5500 pés e que atualmente se preparam para a primeira colheita parcial de frutos, sendo que a produção plena se dará daqui cerca de um ano.

Gerente do Perímetro Piauí, Gilvanete Teixeira reforça a importância da participação da Cohidro na Festa da Laranja de Boquim, se baseando na experiência dos técnicos da Empresa e de seus irrigantes que pode ser transmitida. “Infelizmente a citricultura passa por uma crise econômica devido a desvalorização do produto. Lagarto também era um município que dependia muito da produção de laranja, mas que soube se adaptar às novas realidades do mercado por diversificar suas produções, fugindo da monocultura com a pimenta malagueta, a biquinho, a jalapeño, teve a horticultura orgânica, as frutas de clima temperado e mais recentemente a pimenta-do-reino. São experiência que tiveram o Perímetro da Cohidro como incubadora, mas que pode dar certo noutras áreas e até regiões”, argumenta.

Mardoqueu Bodano, presidente da Cohidro, agradece ao prefeito Jean Carlos Nascimento pelo convite feito a Empresa, considerando ser fundamental tais oportunidades para a Empresa expor seu trabalho. “Mais do que fornecer água para irrigação aos agricultores, nossa Companhia tem como missão fomentar o desenvolvimento agrícola do Estado. É missão nossa transmitir, em todos os cantos de Sergipe, o que e como se dão os excelentes resultados alcançados nos perímetros irrigados, de forma a levar a ‘boa nova’ e influenciar positivamente os demais agricultores, de outras localidades, a quem sabe investirem também em técnicas aprimoradas de produção de alimentos, como se dá em nossas unidades de atuação. Venham todos conhecer isso de perto! Agradamos sua visita na 45ª Festa da Laranja”, convida.

Balde Cheio
O avanço que o “Balde Cheio” promoveu na pecuária leiteira do Perímetro Irrigado Jabiberi da Cohidro, em Tobias Barreto, será atração à parte no estande da Companhia na Festa da Laranja, no sábado, conforme defende José Reis Coelho, gerente da Unidade de Irrigação. “O Programa iniciou sua operação em 2010 e logo no primeiro ano dobrou a produção de leite dos pecuaristas. Hoje, dos 1.080 litros tirados na época, passou para cerca de 2,5 mil por dia”, expõe, ressaltando o papel da Empresa de poder levar estas informações aos demais pecuaristas, que poderão vir à aderir também às práticas do sistema de produção leiteira.

Última atualização: 6 de maio de 2021 19:03.

Acessar o conteúdo