Cohidro mobiliza funcionários da capital e interior para exames clínicos anuais

Todos fazem exames de análise laboratorial básicos. Profissionais com exposição a riscos, fazem exames complementares específicos.

[foto arquivo pessoal]
Desde março, os funcionários da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) estão mobilizados na realização de exames de saúde básicos, complementares e as consultas médicas em cumprimento às Normas Regulamentadoras (NRs), para atualizar as suas informações quanto à saúde do trabalho do quadro funcional e emissão dos Laudos Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCATs) das unidades, na capital e interior, da empresa vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri). Na sede em Aracaju e nos perímetros irrigados já foram feitos os exames e na sequência serão realizadas as consultas para emissão dos laudos. Funcionários do Perímetro Irrigado Califórnia, em Canindé de São Francisco, que fizeram os exames na quarta-feira (20).

Joventino Gomes, que trabalha na perfuração de poços, fez o exame radiografia e acredita que trabalha com mais tranquilidade ao saber da preocupação da empresa em saber do seu quadro de saúde. Da mesma forma que, para ele, são exames de rotina que uma hora ou outra teriam que fazer a pedido de algum médico. “Achei uma economia, uma coisa útil para todos nós. Que vamos precisar fazer exame e fazendo aqui na empresa é bem melhor para a gente”, avaliou o funcionário da Cohidro. Todos os funcionários alocados na sede fizeram a coleta de amostras de sangue, fezes e urina. Já os funcionários e os que estão em ambiente de maior risco, como Joventino, também já realizaram exames de radiografia, espirometria ou audiometria.

Trata-se de uma rotina anual que faz parte do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) da Cohidro e se dá através da realização de exames médicos periódicos. O Trabalho da equipe de saúde contratada só será concluído com a emissão dos Atestados de Saúde Ocupacional (ASOs) de todos os trabalhadores, a partir da realização de consultas médicas, com base nos exames. O que muda, neste ano, é que todo o resultado do processo será lançado no sistema do eSocial – Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, que a Cohidro se encontra em conformidade e por isso, em menos tempo vai retornar a emissão dos LTCATs.

A técnica da Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho (Dissa), Jéssica Morgana informou que os exames nos perímetros começam por Lagarto, onde também fizeram o pessoal alocado em Tobias Barreto, e dos perímetros de Itabaiana, junto dos funcionários do escritório em Malhador. “Serão realizados exames periódicos básicos e complementares. A realização dos exames periódicos se dá em atendimento a NR-07, que trata da implementação, nas empresas e instituições, do PCMSO. A norma tem por objetivo, justamente, a preservação da saúde do conjunto dos colaboradores, em todos os ramos de atividades. Já concluímos a primeira etapa de exames da sede e em breve daremos início as consultas médicas para emissão do ASO. Todos os funcionários passarão por consulta para emissão deste atestado”, completou.

Diretor Administrativo e Financeiro da Cohidro, Jean Nascimento, avalia como boa a receptividade dos funcionários à realização dos exames. “O investimento em saúde dos funcionários, não só cumpre as NRs, como se preocupa em identificar problemas e preservar danos maiores à saúde do indivíduo. Abrindo a possibilidade de tratamento clínico. Além do aspecto humano, de tratar bem o funcionário; existe o retorno financeiro para a empresa, quando evita os afastamentos e custo com reposição de pessoal e treinamento. Essa foi mais uma conquista que conseguimos junto com esta Diretoria Executiva para os servidores, atendendo também ao pleito do Sindisan (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água) e da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)”, declarou.

Última atualização: 10 de maio de 2022 09:39.