Distribuição na sede de Aracaju também será repetida nas unidades do interior.

O kit foi uma forma simbólica de lembrar que esse dia merece ser reconhecido e que as mulheres sempre devem ser respeitadas, como aponta a assistente social, Eline Azevedo, da Divisão de Bem-Estar Social da Cohidro (Dibem). “Esse dia 8 de março é mais um dia para lembrar das mulheres que lutaram para que hoje tivéssemos direitos, como votar, trabalhar e decidir sobre suas próprias vidas. E também para reforçar que merecemos respeito por todas as lutas anteriores e por aquelas que ainda estão por vir”, argumenta. Quadros informativos foram espalhados pela empresa, com dados e conteúdos que mostram desde a evolução histórica dos direitos das mulheres conquistados, até mesmo os cuidados básicos com a saúde e com o próprio corpo. Além da sede, os kits e todo material também serão enviados para as mulheres dos perímetros irrigados.
Os conteúdos informativos e os kits ficarão disponíveis e entregues por todo mês de março, considerado o Mês da Mulher. Para Ana Rute, funcionária na Ouvidora da empresa, é muito importante o reconhecimento. “Além das conquistas profissionais, as mulheres ainda somam o fato de serem mães e esposas. Temos que ser felizes sem nunca desistir dos nossos sonhos”, reforça Ana Rute. Márcia Menezes, secretária na Diretoria Administrativa e Financeira da Cohidro (Diraf), ressalta a importância desse dia e satisfação com o kit entregue. “Todas nós somos mulheres fortes, e não apenas em um dia, mas sempre, todos os dias! Mas, nessa data é bom reforçar o respeito, valorização e cuidado. Adorei o kit, tanto pelas informações necessárias para nosso próprio bem, como o brinde também, claro!”, considerou a secretária.
Para além do reconhecimento e respeito, a data também é um ato político. Segundo dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, no começo da pandemia o ‘Ligue 180’ registrou um aumento de 36% em casos de violência contra a mulher. Com base nesse aumento significativo, a Cohidro decidiu abordar a temática da violência de gênero nos materiais distribuídos nos kits, como destacou Eline Azevedo. “Todos os dias milhares de mulheres são vítimas de violência doméstica e feminicídio, por isso montamos um kit informativo para entregar as mulheres da empresa, com materiais fornecidos pela Secretaria de Estado da inclusão Social (SEIAS), pela Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa (Alese), Senado Federal e pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Esse material auxilia na identificação de sinais de relacionamentos abusivos e como buscar ajuda”, conclui a assistente social.
Diretor Administrativo e Financeiro da Cohidro, Jean Nascimento considerou importante a mobilização, apesar das restrições provocadas pela pandemia. “Infelizmente, por conta da Covid-19, não podemos aglomerar as pessoas em atividades coletivas, como sempre fazíamos no 8 de março, trazendo palestrantes, atrações artísticas, práticas terapêuticas e até de estética. Mas não poderíamos deixar passar em branco o Dia da Mulher e a escolha por distribuir um brinde e material educativo para as funcionárias foi a escolha adequada, a Dibem estão de parabéns”, agradeceu o diretor. Para ele, a homenagem às funcionárias é merecida. “As mulheres da Cohidro são muito necessárias, têm participação efetiva nas nossas ações tanto na cidade como no campo. Na sede, nos perímetros irrigados e em nossas locações de poços. Parabéns a todas elas!”






























![[foto: Gabriel Freitas]](https://coderse.se.gov.br/wp-content/uploads/cache/2021/03/foto-Gabriel-Freitas-1/891636903.jpeg)














