Coderse realiza ação educativa em alusão ao Dia Mundial da Água no perímetro irrigado estadual em Lagarto

Programa Água Doce, irrigação e Meio Ambiente foram assuntos para palestras educativas para as crianças

Foram até o perímetro Piauí, alunos das escolas municipais de Lagarto, Monsenhor Jason Barbosa Coelho e Brasil / Foto: Fernando Augusto (Ascom Coderse)

Nesta quarta-feira, 20, em comemoração ao Dia Mundial da Água, alunos de instituições de ensino em comunidades abrangidas pelo Perímetro Irrigado Piauí, em Lagarto, no centro-sul sergipano, participaram de palestras e apresentações artísticas relacionadas à temática do meio ambiente. O evento ocorreu no escritório do polo irrigado do Governo do Estado e também proporcionou às crianças o aprendizado sobre o programa ‘Água Doce’.

O perímetro é irrigado por meio da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), permitindo o fornecimento de água de irrigação e assistência técnica em sete povoados do município de Lagarto.  

Lá, o Dia da Água já é tradição, o que, segundo o técnico agrícola da Coderse Marcos Emílio Almeida, é um compromisso do órgão com a comunidade. “Precisamos divulgar este dia importante para o planeta., em que a gente traz os alunos de várias escolas e transmite informações que eles às vezes não sabem, sobre desperdício de água. O mundo está se transformando; por conta do aumento de temperatura, todo o planeta está superaquecendo. Com isso, estamos trazendo pessoas que serão adultas no futuro e vão ajudar a preservar este planeta em que vivemos. Se cada um fizesse algo, o mundo já teria melhorado há muito tempo”, ponderou.

Água Doce
Em Sergipe, o Programa Água Doce (PAD) é coordenado pela Seagri e suas vinculadas, a Coderse e a Empresa de Desenvolvimento Agrário de Sergipe (Emdagro). “Através da nossa maquete, explicamos como funcionam as unidades do ‘Água Doce’. São 29 sistemas em nove municípios, produzindo 17.400 litros de água potável por dia, em benefício de cinco mil pessoas desses povoados. Na Coderse, a gente tem feito a recuperação, manutenção, capacitação de operadores e organização das comunidades atendidas pelo ‘Água Doce’”, pontuou o componente de dessalinizador do Núcleo do PAD, Claudinier Rodrigues, durante o evento do Dia da Água em Lagarto.

Professora na Escola Municipal Monsenhor Jason Barbosa Coelho, Brenda Mirely Ribeiro acredita na construção do conhecimento dos seus alunos, com a aproximação com a comunidade. “Momento muito oportuno para eles conhecerem um pouco mais da Coderse, do ambiente. É tanto que eles ficam muito curiosos. Vai ser muito benéfico, porque eles vão poder estar próximos das ações que a empresa desenvolve e desenvolver conhecimento sobre a importância do recurso tão importante da vida, que é a água. Trabalhamos isso constantemente, não só no Dia Mundial da Água, mas diariamente, de forma multidisciplinar”, considerou.

Pedro Miguel é aluno do 3º ano do ensino fundamental do Jason Coelho, e contou que gostou de conhecer a maquete do PAD. “Achei interessante, bem legal. Temos que cuidar da água do mundo. Aprendi que não se pode sujar o mundo, Não pode contaminar, porque as pessoas são importantes”, disse.

Sua colega de turma, Laura de Jesus Amaral, também achou a maquete muito criativa. “Muito legal. Gostei. Eu aprendi que não pode desperdiçar a água, não pode jogar lixo por aí, que o vento leva e vai para os rios”, ensinou.

Além deles, também participaram do evento estudantes da Escola Municipal Brasil.

Última atualização: 2 de abril de 2024 13:13.