Belivaldo leva investimentos para Tobias Barreto, Simão Dias e Poço Verde

Por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e da Seagri, via Emdagro, o governo de Sergipe deu prosseguimento à distribuição de material forrageiro (silagem de milho) a produtores da agricultura familiar afetados pelos efeitos da seca no estado – Fotos: Jorge Henrique/ASN

O vice-governador Belivaldo Chagas, representando o governador Jackson Barreto, visitou a região Centro Sul sergipana, nesta sexta-feira, 09, para levar investimentos de incentivo à agropecuária e auxílio aos pequenos agricultores que sofreram com a crise hídrica enfrentada no estado. Só com a distribuição de sementes, foram 1.400 pessoas beneficiadas com 28 mil quilos de feijão e milho nos em Tobias Barreto, Simão Dias e Poço Verde. Já nos três planos de negócio do Projeto Dom Távora, assinados hoje, foram cerca de R$ 900.000,00 investidos para beneficiar quase 200 pequenos agricultores. Em Simão Dias, Belivaldo também entregou a reforma do Terminal Rodoviário e assinou ordem de serviço para instalação de sistemas de abastecimento simplificado no Assentamento Maria Bonita e no Povoado Sítio Alto. Juntas, as duas obras somam mais de R$ 1 milhão.

“Quando a gente investe no campo, a gente tem a garantia de desenvolvimento do estado, afinal de contas, quando falamos dos pequenos agricultores, os agricultores da agricultura familiar, são eles que produzem os alimentos que levamos à mesa em nossas casas. Então é preciso que a gente dê condições de trabalho para eles. E pensando desta forma, foi desenvolvido o projeto Dom Távora e a Emdagro vem atuando na capacitação dos técnicos para dar apoio aos agricultores. Quando trabalhamos em benefício do campo, também fazemos com que o município como um todo tenha desenvolvimento. Porque o que se produz lá gera uma cadeia produtiva e, além, de ajudar os agricultores, ajudamos a economia local e do estado”, disse Belivaldo.

De acordo com o secretário da Agricultura, Esmeraldo Leal, as ações levadas pelo governo do Estado, ao Centro Sul asseguram a produção do homem do campo. “É uma série de ações do governo do Estado para o campo: distribuição de sementes, sistemas de abastecimento, Dom Távora, Garantia Safra, que garantem o apoio a produção dos trabalhadores do campo. O município de Tobias Barreto, por exemplo, é conhecido pelo comércio, mas tem uma agropecuária forte também, com gado, criação de ovelhas, produção de milho e feijão. Trazer essas ações é o reconhecimento do papel desses trabalhadores”.

A gestão estadual também celebrou ordem de serviço para instalação de sistemas de abastecimento simplificado no Assentamento Maria Bonita e no Povoado Sítio Alto. O investimento total nos dois sistemas é de R$ 286.216,54. O sistema vai contemplar 105 moradores do Maria Bonita e 112 do povoado Sítio Alto. Como a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) já realizou a perfuração dos poços para os sistemas, o valor da ordem de serviço é de R$ 260.350,00.

Poço Verde
De acordo com o secretário Esmeraldo Leal, Poço Verde merece atenção por ter a maior atividade agrícola do estado. “Isso é fruto do imenso trabalho de todos os agricultores e a prova do nosso reconhecimento vem através de melhorias, como a entrega e limpeza de barragens, distribuição de sementes e horas de máquinas. Trabalhar duro em prol da população é a melhor forma que temos de agradecer. Juntos vamos superar esses cinco anos de seca”, parabenizou.

Leia a matéria completa clicando aqui

Última atualização: 16 de outubro de 2017 08:53.