Belivaldo discute ações integradas para enfrentar a seca em Sergipe

O governador em exercício, Belivaldo Chagas, reuniu os gestores de órgãos diretamente envolvidos com a segurança hídrica de Sergipe – Foto: Marcos Rodrigues/ASN

Na manhã desta terça-feira, 29, o governador em exercício, Belivaldo Chagas, reuniu os gestores de órgãos diretamente envolvidos com a segurança hídrica de Sergipe para discutir antecipadamente os possíveis problemas ligados à escassez da água no período de estiagem. Participaram as secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), de Comunicação Social (Secom), a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), o Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil de Sergipe e a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro).

“Atendendo a uma determinação do governador Jackson Barreto, que está muito preocupado com os problemas de falta d’água que já estão ocorrendo em algumas regiões do nosso estado e que pode se agravar com uma estiagem iminente, estamos promovendo essa reunião integrada de órgãos que cuidam das questões relacionadas à segurança hídrica de nosso estado para podermos nos adiantar neste processo e evitar maiores transtornos para nosso povo”, disse Belivaldo Chagas.

No caso da Cohidro, o diretor-presidente Mardoqueu Bodano esclarece que a atuação ocorre em três frentes distintas, com destaque para o ‘Água para Todos’, um programa do Governo Federal que a companhia executa no estado, na perfuração de poços com sistema de abastecimento.

“São 107 poços a serem perfurados. Já executamos 39 e estamos agora licitando a instalação dos equipamentos de bombeamento para a distribuição. Além dele, temos o programa de médias e pequenas barragens, para o qual encaminhamos nova proposta para retomá-lo, pois é de muita importância para o semiárido sergipano. A outra frente que nós vamos atuar é a questão da perfuração feita especificamente pela Cohidro com as máquinas que temos na empresa. Vamos pleitear novos materiais para ajudar no dia a dia na perfuração destes poços para que a gente possa atender essa demanda em Sergipe, especialmente onde existe o problema da falta de água”, destacou o presidente.

Também participaram da reunião o assessor especial do Governo, Carlos Cauê, o diretor de irrigação da Cohidro, João Fonseca e assessores.

Leia a matéria completa na Agência Sergipe de Notícias clicando aqui.

Última atualização: 18 de outubro de 2017 11:27.