Bacia Leiteira de Sergipe terá abastecimento de água que contribuirá com produção da região

Projeto da Adutora do Leite foi autorizado neste sábado, 21, pelo governador Fábio Mitidieri, durante visita à ExpoGlória 2024

Com agenda neste sábado, 21, no médio e alto sertão, o governador Fábio Mitidieri entregou obras e deu ordem de serviço para novos projetos de infraestrutura, como a construção de uma adutora que abastecerá com águas do Rio São Francisco a região que concentra maior produtividade de leite do estado. O projeto foi intitulado ‘Adutora do Leite’.


Ainda em Glória, em visita à ExpoGlória 2024, o governador Mitidieri autorizou os estudos do projeto de engenharia para a execução da Adutora do Leite e assinou termo de cooperação técnica para cursos voltados ao setor leiteiro. A obra tem a previsão de investimento total de aproximadamente R$ 250 milhões, e o objetivo é trazer uma solução definitiva para a dessedentação (tirar a sede) animal no trecho entre Canindé de São Francisco e Nossa Senhora da Glória, usando a água captada no Rio São Francisco.

A obra abastecerá diversos tipos de criatórios comerciais e rebanhos, que somam aproximadamente 265 mil animais, sendo 180 mil somente bovinos, dos cinco municípios no trajeto de 108,60 quilômetros de extensão. A região, que compreende os municípios de Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre e Nossa Senhora da Glória, é uma das maiores bacias leiteiras do Nordeste, e a dessedentação animal é uma reivindicação antiga dos produtores. A expectativa é de que a produção leiteira dos cinco municípios, que hoje é de 296.062.000 litros por ano (dados referentes a 2022), dobre com a implantação da Adutora do Leite.

A técnica de enfermagem Shirley Aparecida, moradora de Nossa Senhora da Glória, destacou que as obras no município devem levar benefícios para toda a população, em especial a Adutora do Leite, que vai facilitar o abastecimento de água para a localidade. “É sempre importante ter mudanças para melhorar, valorizar a cidade, ajudar o pedestre, o trânsito. E o que a população sempre reclama é sobre a falta de água nas comunidades”, opinou.

O diretor-presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária (DER), Anderson das Neves, pontuou que as intervenções devem transformar o dia a dia da população em diferentes aspectos. “É mais uma obra e mais benefícios para a população do alto sertão, principalmente no município de Nossa Senhora da Glória, com essa nova entrada, com postes, iluminação, passeio. É uma obra que foi bastante solicitada, e o governo está pensando na qualidade de vida para toda a população do alto sertão. Com esses avanços, vamos trazer mais fábricas, mais empresários, estimular o agronegócio, melhorar o fluxo de transporte de veículos, evitando um transtorno para a população, evitando engarrafamento, evitando carros pesados na porta da população que vive aqui no município”, justificou.

ExpoGlória 2024
A  Feira do Agronegócio de Nossa Senhora da Glória teve início na última quinta-feira, 19, e vai até este domingo, 22, no Parque de Exposições Cidade do Leite. A feira multieventos do agronegócio, com foco na pecuária leiteira, conta com exposição e leilão de animais, torneio leiteiro, palestras, estandes para venda de máquinas e equipamentos, de insumos e prestação de serviços. O Governo de Sergipe é patrocinador do evento e está com estande permanente durante todos os dias.

“É um evento muito grandioso, onde há diversos expositores gerando emprego e renda. Glória vem crescendo muito ao longo dos últimos dez anos, e a gente vê a força do povo sertanejo e do povo gloriense em produzir, em criar seu gado. Temos a indústria de laticínios, a grande maioria instalada aqui no município de Glória. Então essa feira vem consolidar toda essa gama de investimentos, mostrar não só para os sergipanos, mas para os produtores nordestinos, também, a qualidade do nosso rebanho e a resiliência do povo sertanejo. Sergipe, mesmo pequeno geograficamente, é o segundo produtor de leite aqui do Nordeste, e isso mostra a força da bacia leiteira sergipana”, sintetizou o secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Zeca da Silva.

Produção de leite em SE
Sergipe aparece como destaque nacional quanto à aquisição e industrialização de leite. No primeiro trimestre de 2024, o estado chegou a 118.399 milhões de litros, uma alta de 6% em relação ao primeiro trimestre de 2023. No ano passado, Sergipe chegou a produzir 435.577 milhões de litros, um crescimento de 50 milhões de litros em relação a 2022. De acordo com a Diretoria de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emdagro, a tendência é que o resultado do ano de 2024 continue em alta, chegando a percentuais entre 9% a 10% maior que o ano passado.

Com esse resultado, Sergipe continua como o segundo estado do Nordeste em relação à aquisição e industrialização de leite cru, atrás apenas da Bahia, com 149.145 milhões de litros, e o 10º lugar no ranking nacional. Os dados levam em consideração a aquisição de leite cru feita pelos estabelecimentos, sob algum tipo de inspeção sanitária (federal, estadual ou municipal).

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Última atualização: 18 de novembro de 2024 13:00.

Acessar o conteúdo