Irrigantes da Cohidro em Tobias Barreto reduzem custo do leite

As palestras serviram para os produtores revisarem aquilo que eles aprenderam durante a consultoria

Palestras e prática de campo na última quinta-feira, 10, encerraram os quatro meses de consultorias aplicadas em 20 pequenas propriedades de produção leiteira no Perímetro Irrigado Jabiberi, administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), em Tobias Barreto. Correção de solo, orientações em Zootecnia e Veterinária promoveram melhorias na qualidade do rebanho, leite e reduziram custos na criação. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae-SE) custeou 80% da assistência pelo SebraeTec. Ano que vem outros 20 micro-pecuaristas também querem ser atendidos.

Desde 2010, o Perímetro Irrigado focou sua aptidão à criação de gado leiteiro, quando a assistência técnica e irrigação pública da Cohidro, consultoria do Sebrae e financiamento do Bando do Brasil, inseriram no Jabiberi o modelo de produção de leite do “Programa Balde Cheio”. No sistema, criado pela unidade de São Carlos-SP da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as vacas tem diariamente acesso a pastagem de qualidade, a partir da subdivisão do pasto em piquetes. Enquanto um deles recebe os animais, os outros são irrigados e se regeneram para logo voltarem a servir de alimento, em um ciclo contínuo.

Após os dois anos introdutórios do programa, o resultado do Balde Cheio foi de 40 produtores que aderiram ao sistema, segundo o Gerente do Perímetro, Jose Reis Coelho. “Hoje eles produzem juntos uma média diária de 3,7 mil litros de leite, 73% a mais do que era gerado no início do programa. A Cohidro faz um acompanhamento contínuo e muito do que foi repassado aos 20 produtores que participaram da capacitação, será revisto por nós e servirá de parâmetro de atendimento aos demais pecuaristas, já que a realidade deles é bastante semelhante e têm os mesmos objetivos”, relatou o também Técnico Agrícola, um dos palestrantes do evento que ocorreu no Escritório da Companhia no Jabiberi.

Palestras

“Falei para os produtores sobre o Estresse Térmico, mostrando a partir de exemplos práticos de fotografias, que o gado de leite carece de proteção ao sol, visto que sempre procura a sombra ou a água para se refrescar depois da ordenha, momento em que se eleva muito a temperatura corporal da vaca. O produtor tem que se atentar a isto e se o pasto não possui árvores adequadas para abrigar os animais, é necessário investir em coberturas artificiais, feitas seguindo especificações técnicas de tamanho, altura e posição geográfica”, alertou José Coelho da Cohidro.

A outra palestrante do dia foi a Médica Veterinária Rebeca dos Santos Souza. Ela foi um dos profissionais responsáveis pelo atendimento realizado nestes quatro meses de consultoria aos produtores e aproveitou a oportunidade para falar mais da Sanidade Animal na Produção de Leite. “A orientação geral dada na consultoria e reafirmada nesta palestra, era de ter muito cuidado com o carrapato, para evitar a Tristeza Parasitária Bovina, que causa anemia, fraqueza e toda doença que possa ocasionar a redução da produção de leite”, explicou a Doutora do Instituto Eaquitas, contratado pelo Sebrae-SE para a consultoria.

“Fizemos de quatro a cinco visitas a cada um dos 20 produtores, onde se trabalhou muito com o manejo reprodutivo, como saber se a vaca estava prenha ou não. No geral, não encontramos nenhum caso que atentasse à qualidade sanitária dos rebanhos atendidos, que na média estava boa”, considerou Rebeca Souza. Ela assinalou também a boa receptividade dos produtores à consultoria.

Helenilson de Jesus Oliveira, Analista Técnico de Agronegócio e Empreendedorismo do Sebrase-SE, explica o SebraeTec – Inovação e Tecnologia. “Nele o produtor entra com 20% do custo da consultoria, não é nada de graça. E a gente traz veterinários, agrônomos, que fazem um diagnóstico da propriedade, começando pelo solo e manejo, ainda contando com os recursos do equipamento de ultrassom para acompanhar a prenhes. Nesse Perímetro é bom o trabalho porque tem um Técnico em Agropecuária que acompanha que é o José Coelho, é como um a consultoria continuada”, disse, informando que é de interesse dois outros 20 pecuaristas, no Balde Cheio, também receber a consultoria no próximo ano.

O Presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, comemora mais um ano em que o Perímetro Jabiberi supera o ano anterior em produção de leite, findando 2015 com o balanço de 1.342.795 litros. “Foram 118 mil litros a mais, um ganho de 9% de um ano para o outro nessa micro-bacia leiteira, criada com base na irrigação pública fornecida pelo Governo do Estado. Se estão produzindo cada vez mais, isso muito se deve a iniciativa dos criadores em elevar a qualidade do rebanho, investindo em melhoramento genético e agora que estão atendendo às orientações dos valorosos técnicos deste convênio com Sebrae-SE, sempre nosso parceiro”, considerou.

Práticas de campo
Zootecnista que fez a consultoria aos produtores do Jabiberi, Thiago dos Santos Almeida encerrou o evento aplicando práticas de diagnóstico das principais doenças associadas à produção de leite, incluindo a aplicação de testes com reagentes à amostra de leite e ubre das vacas, na intenção de reafirmar aquilo que foi passado de forma individual, durante os quatro meses em que esteve orientando os micro-pecuaristas.

“Na área nutricional, o principal foi a formulação de dietas conforme a prioridade de cada lote, priorizando a redução de custos. Inclusive na introdução de um alimento que eles não utilizavam que é o sorgo, existe produção na região e pode substituir o milho. Foi recomendada também a correção do solo via adubação e assim ter os nutrientes necessários para o pasto crescer, ter volume suficiente para nutrir o animal, unindo quantidade e qualidade, um equilíbrio pra suprir o animal”, relatou Thiago Almeida, Especialista também ligado ao Instituto Eaquitas.

Primeiro a ser atendido pela consultoria em setembro, Pedro Vidal reconhece que a ajuda surtiu bons resultados na produção. “Com certeza teve benefício. O mais importante foi a o atendimento veterinário e na formulação da ração. Também foi a parte reprodutiva das vacas, que agora estão emprenhando no tempo certo”, contou animando o Produtor, que atualmente tem 13 vacas em período de lactação e duas fora, entrando uma para parir em breve.

Quanto ao custo de produção, o Produtor não tem dúvida de que houve mudança. “A redução aconteceu. A Gente diminuiu a soja, que é o mais caro, e entrou com a uréia na composição da ração, que agora é feita com a soja, a uréia, o milho e torta de algodão”, completou o micro-pecuarista que hoje produz 250 litros de leite por dia, contra os 190 do início do atendimento. Muito embora Pedro Vidal tenha crescido um pouco o rebanho, a melhoria na produção também ocorreu.

A Associação dos Pequenos Criadores do Perímetro Irrigado Jabiberi (APCPIJ) foi quem firmou o acordo com o Sebrae-SE para viabilizar a consultoria. O presidente da Entidade, Acrisio Jesus Nascimento, considerar bem sucedido o projeto, pois constatou a mudança tanto em sua propriedade como na dos companheiros produtores. “O povo tava até meio desanimado com a produção, mas o custo da ração diminuiu e com isso aumenta o lucro do leite. A gente aprendeu mais tecnologia, inserimos o sorgo e foi tão bom que agora estamos procurando outro local pra comprar, porque aqui não estamos achando mais”, relatou o micro-pecuarista que tem um rebanho de 12 vacas no Perímetro, 10 em lactação.

O Diretor de Irrigação da Cohidro, João Quintiliano da Fonseca Neto ratifica o sucesso desse Programa de Produção Leiteira em Tobias Barreto. “Garante aos produtores irrigados excelentes produtividades em pequenas áreas, garantindo aumento significativo da renda e disseminando essa tecnologia a outras propriedades do nosso Estado”, avaliou. Ele afirma ainda que “com a parceria com o Sebrae, os produtores recebem assistência técnica específica da atividade, que melhora o manejo, a produção e reduz custos, aumentando a renda dos produtores”, finaliza.

Última atualização: 6 de maio de 2021 19:03.

Acessar o conteúdo