
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), investiu R$47 milhões na primeira etapa de obras que aliam qualidade de vida e preservação ambiental ao longo do ano de 2015. Este investimento é fruto do convênio com o Banco Mundial, firmado com o intuito de reduzir o impacto ambiental, recuperar os leitos do rio e assegurar a saúde da população a partir da execução de obras.
Além de promover meios de geração de renda no campo, incentivando a agricultura pelo fornecimento de água para irrigação aliado à assistência técnica. O Governo do Estado está indo buscar recursos no Banco Mundial para investir em projetos que que vão gerar uma impactante redução de danos ao Meio Ambiente na Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe, aqueles efeitos nocivos causados pelo crescimento autônomo dos meios urbano e rural. Esse conjunto de ações ficou assim denominado de Programa Águas de Sergipe.
Somente em ações que visam restringir o uso abusivo de água na irrigação, com a adoção de equipamentos de ponta e automação, serão investidos R$ 12 milhões nos perímetros irrigados da Cohidro inseridos na bacia hidrográfica do Rio Sergipe (Poção da Ribeira, Jacarecica I e II). Assim, o percentual dos recursos hídricos utilizado pela agricultura será reduzido, fazendo sobrar água para os momentos de maior precisão, tanto no campo quanto na cidade.
Leia a matéria completa sobre o assinto clicando aqui
Fonte: Agência Sergipe de Notícias




