Na ocasião, foi assinado termo de adesão ao Programa Garantia Safra, parceria entre Estado e Município

Durante a realização da 49ª edição do “Sergipe é aqui”, realizada no município de Feira Nova, nesta sexta-feira, 6, o governador Fábio Mitidieri, junto ao prefeito da cidade, Jean de Gerino, assinaram termo de adesão ao programa Garantia Safra, reafirmando a parceria entre Estado e Município, para a continuidade do benefício, no ano agrícola 2024/2025. Como em todas as edições do projeto de governo itinerante, a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), se fez presente juntamente com suas vinculadas – Coderse, Emdagro e Pronese – levando serviços e benefícios à população da cidade, principalmente aos agricultores da região.
O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), coordenado em Sergipe pela Seagri, e funciona como um seguro, destinado às famílias de agricultores de baixa renda que vivem em municípios do semiárido, como destaca o secretário da Seagri, Zeca da Silva. “O programa tem como objetivo garantir uma renda mínima aos agricultores que venham perder, pelo menos, 50% das lavouras de mandioca, milho, feijão, arroz ou algodão. O benefício é pago quando a seca ou o excesso de chuvas provoca a perda de, pelo menos, metade da produção”, afirma.
Em Sergipe, já aderiram ao programa os municípios de Aquidabã, Canhoba, Canindé de São Francisco, Carira, Feira Nova, Frei Paulo, Gararu, Gracho Cardoso, Itabi, Monte Alegre, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Lourdes, Pedra Mole, Pinhão, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha, Ribeirópolis, São Miguel do Aleixo e Tobias Barreto.
Ações da Coderse
Em Feira Nova, a Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) encampou ações de recuperação de 128 barragens de terra, em 2025, sendo 13 de médio porte, em 11 localidades do município. Em todo estado, já são 282 barragens, de pequeno e médio porte, incluindo as recuperadas em Aquidabã (7), Itabi (47), Gararu (2) e Poço Redondo (17). Atualmente, as máquinas e equipamentos atuam no município de Canindé de São Francisco.
Para o diretor-presidente da Coderse, Paulo Sobral, a ação é fundamental e dá continuidade a um trabalho iniciado em 2023. “As barragens são de uso múltiplo, mas a principal função é a dessedentação animal dos rebanhos de leite, que é a principal atividade econômica das regiões de sertão, como Feira Nova. Serão investidos R$ 5 milhões em recuperação, limpeza e construção de barragens nesta edição. Trabalho que dá prosseguimento ao que foi realizado em 2023, quando foram recuperadas 753 pequenas e médias barragens, com investimento de R$ 2,4 milhões”, enumera Paulo Sobral.
No ‘Sergipe é aqui’, a Coderse disponibilizou geóloga e engenheira civil para atender à população com as demandas de poços tubulares profundos, sistemas de abastecimento e barragens. O Programa Água Doce, em breve com 32 unidades de produção de água dessalinizada no semiárido sergipano, também foi mostrado no ‘governo itinerante’ através de uma maquete de um sistema de abastecimento de água potável.



















