
O governador Jackson Barreto reuniu agricultores, prefeitos, diretores de órgãos estaduais, deputados e federações agrícolas de Sergipe para apresentar os encaminhamentos que vêm sendo tomados pelo Governo do Estado no enfrentamento da seca e suas graves consequências. O encontro, que ocorreu nesta quinta-feira, 25, no Palácio dos Despachos, também teve o objetivo de fortalecer o diálogo com os envolvidos, para a busca de ações conjuntas.
A ideia do governador é elaborar um documento para ser levado ao Governo Federal, buscando sensibilizá-lo para ações emergenciais efetivas, em vistas da previsão de grandes perdas agrícolas para este ano. Segundo levantamento da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) realizado em vários municípios, somente na safra de milho a média é de mais de 90% de perda. Além disso, existe uma grande preocupação do governo também com o abastecimento de água para Aracaju e região metropolitana, em virtude da dificuldade de captação na adutora do São Francisco na cidade de Telha.
“Tomamos a iniciativa de fazer essa reunião para que os companheiros tomem ciência que há uma preocupação do governo com a seca e seus prejuízos, com os agricultores pequenos, médios e grandes que estão passando dificuldades. O governo não pode ficar incessível nesse momento e já estamos com todo o nosso pessoal da área trabalhando. Nossa preocupação é conversar com todos, porque tive uma reunião com o presidente interino Michel Temer e o ministro da Integração buscando algumas ações em função dos efeitos da seca e sobre o que o governo federal vai fazer para nos ajudar”, informou.
Jackson Barreto também lembrou aos presentes que o governo estadual já vem tomando algumas iniciativas a partir da criação, há cerca de um ano, de uma força-tarefa para o Semiárido, que envolve a Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário e da Pesca, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hidricos, a Administração Estadual do Meio Ambiente e a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe – Cohidro.
Presenças
Também participaram da reunião o prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo; vice-governador Belivaldo Chagas; o presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza; o chefe da Defesa Civil, Cel. Mendes; o presidente da Cohidro, Carlos Felizola; o deputado estadual, Jeferson Andrade e o metereologista Overlan Amaral. E ainda o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase), Antônio Oliveira; Gileno do MST, Haroldo do MPA, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Sergipe, Denio Leite e o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe – Faese, Ivan Apóstolo.
Leia a matéria completa clicando aqui
Fonte: Agência Sergipe de Notícias








