[vídeo] Chuvas fazem barragens verterem em cinco perímetros irrigados da Cohidro

Barragem do Jacarecica II [foto arquivo pessoal]
As chuvas que caem em todo estado de Sergipe desde o início da última semana, provocaram a cheia dos rios e, por consequência, já completaram o nível das cinco barragens da Cohidro. Nos perímetros irrigados Jacarecica I e Poção da Ribeira, em Itabaiana; Jacarecia II, entre Areia Branca, Malhador e Riachuelo; Jabiberi, em Tobias Barreto e Piauí, em Lagarto.

A troca de todo sistema de irrigação do Jacarecica I e Poção da Ribeira, pelo modelo mais eficiente de microaspersão, e a ação conjunta entre irrigantes e Cohidro no Jabiberi, construindo reservatórios de 100m³ para diminuir o tempo de distribuição de água diário; contribuíram para a economia no consumo da água nestas barragens públicas.

Ano a ano, é menor a dificuldade para enfrentar o período de estiagem nós perímetros, inclusive encontrando alternativas de manejo da irrigação e diversificação no plantio de espécies forrageiras menos dependentes de irrigação. No caso da produção de leite em Tobias Barreto

Mas em 2022, o inverno foi muito generoso em chuvas e bastou mais três dias chovendo, no fim de novembro, para novamente as barragens verterem. Anunciando um verão – época de muita demanda do mercado e sol propício para as plantas crescerem bem – com água suficiente para atender às necessidades dos agricultores irrigantes atendidos pelo Governo do Estado nestes perímetros públicos, até o o próximo inverno.

Desassoreamento
A barragem do perímetro da Ribeira, é um reservatório de importância estratégica, pois sua água tem múltiplos usos. Além da irrigação dos 466 lotes do polo irrigado, serve ao abastecimento urbano de quatro municípios do Agreste Sergipano, incluindo a grande Itabaiana.

Para recuperar a sua capacidade original e até ampliar sua capacidade de acúmulo de água, no início do ano a barragem do perímetro da Ribeira recebeu obras de limpeza e desassoreamento, via Programa Pró-Campo, do Governo de Sergipe.

Cabendo mais água e com o clima contribuindo para que a barragem chegasse à sua capacidade máxima por duas vezes no mesmo ano, a produção agrícola nos lotes irrigados poderá seguir, bem mais tranquila, até o próximo inverno. Produção que em sua grande maioria é composta de hortaliças folhosas, que tem como mercado certo as capitais de Sergipe e também da Bahia.

Última atualização: 14 de dezembro de 2022 17:14.