Perímetro do Alto Sertão adota telas para diminuir custos e paradas

Iniciativa da Cohidro é replicada por produtores irrigantes para melhorar acesso à água de irrigação

[foto – Fernando Augusto]
A Estação de Bombeamento (EB) 02, do Perímetro Irrigado Califórnia, em Canindé de São Francisco, desde setembro passou a funcionar com o reforço operacional de caixas de tela. Elas fazem a filtragem de todo material que cai no canal de irrigação e reservatório, antes de chegar naquela EB, protegendo assim o complexo de motobombas que atende outras cinco estações e 333 lotes irrigados no Alto Sertão Sergipano. Todo este material flutuante, orgânico ou não, quando chega às bombas da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), que mantém o Califórnia, causa prejuízo, como entupimentos e quebras que podem paralisar o importante serviço de fornecimento de água, realizado pela subsidiária da Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri).

A experiência foi bem-sucedida, tanto que os produtores irrigantes do Setor 07 também decidiram juntar esforços com a Cohidro e estão instalando os equipamentos em sua EB. Este é o setor em que a água leva mais tempo para chegar e faz este trajeto por canais. Por este motivo, também fica mais sujeito a sofrer com a sujeira que cai nos canais. “Nos últimos dois anos as ações do Governo do Estado, através da Cohidro, na manutenção de reservatórios de bombas já melhoraram muito, mas continuamos nos trabalhos, nessa parceria que temos da cooperativa com a Cohidro, inclusive na colocação de uma tela, em um dos reservatórios do perímetro. Isso vem dando certo, porque é a proteção para a água que vem do canal, que fica a céu aberto, para que não venha ter problema com a sucção e o bombeamento, chamada de pressurização”, considerou o irrigante do Setor 07, Levi Ribeiro.

São aproximadamente quatro quilômetros de canais trapezoidais de concreto, que ficam situados dentro do Perímetro Irrigado Califórnia. Eles permitem a água chegar até a EB 02 e ser redistribuída para outras cinco EBs secundárias, que por sua vez, fazem a água chegar nos lotes agrícolas. Os canais internos do perímetro, expostos, acumulam material orgânico que cai da vegetação às margens, mas também estão passíveis de sofrer a contaminação de quem faz o descarte de lixo irregular ao trafegar pelo perímetro.

O diretor de Irrigação e Desenvolvimento Agrícola da Cohidro, João Fonseca, destaca a dimensão do perímetro irrigado. O que obriga a adoção de alternativas para dinamizar a operação do perímetro. “O perímetro Califórnia tem uma área total de 3.980 hectares, 1.360 somente de área irrigável, com estradas, pessoas e mercadorias circulando”, observou. Segundo ele, cabe à empresa encontrar alternativas de convivência da atividade rural e operação do perímetro, sempre em parceria com o produtor irrigante e o Governo do Estado.

Mecânico e chefe de operação e manutenção da Cohidro, no perímetro Califórnia, José Erlito França destaca que a ação visa aumentar a vida útil do sistema e diminuir os custos do Estado com a manutenção das bombas das EBs. “A tela é para proteger o sistema de sucção. Fazer com que a bomba tenha melhor rendimento e proteger o equipamento para que qualquer objeto não entre na sucção e cause danos ao sistema”, disse. De acordo com ele, é comum chegarem fitas, sacos plásticos, garrafas pet, garrafas de cerveja (que são de um material leve), além de outros materiais que o pessoal joga. “Sempre acontece de a água trazer e pode chegar à sucção. Essa tela é para proteger de tudo isso, para que venha melhorar nosso sistema e não causar danos na sucção. Quando isso acontece, o rendimento da bomba diminui a vazão e vem causar danos para o agricultor, que precisa da quantidade de água. Agora, com essa tela, tem melhorado bastante”, ressaltou.

Última atualização: 3 de janeiro de 2023 07:52.