Irrigantes e Cohidro fazem parceria para revitalizar perímetro de Tobias Barreto

De Tobias Barreto, vêm ótimas notícias, como a barragem do Perímetro Irrigado Jabiberi que verteu pela segunda vez no ano. Anunciando boa reserva de água para enfrentar os meses de verão com o risco de escassez de água bem mais distante. Contribui com isso, o fato de há cerca de 3 anos os lotes passarem a ter reservatórios próprios de 100 mil litros, diminuindo o tempo de distribuição de água diária e economizando muito da água da barragem.

Mas nesta semana também começou a se concretizar a parceria entre a Associação dos Pequenos Criadores do Povoado Agrovila, constituída por irrigantes do Jabiberi, e a Cohidro. A cooperação mútua tem por objetivo revitalizar e realizar consertos pontuais na estrutura física daquele polo de produção agropecuária. Ação conjunta entre as diretorias Administrativa e Financeira [Diraf] e de Irrigação e Desenvolvimento Agrícola [Dirir].

Com os materiais de construção fornecidos pela Cohidro e mão de obra formada em mutirões de produtores, será feita a reforma civil e de pintura no escritório do Jabiberi. Ao mesmo tempo em que os canais de irrigação que distribuem por gravidade a água captada na barragem do perímetro até os 75 lotes dos irrigantes terão os pontos críticos de vazamento consertados.

Haverá também o trabalho conjunto em mutirão para a limpeza da vegetação que nasce às margens dos canais. Mato que tanto suja e prejudica a qualidade da água destinada à irrigação, quanto suas raízes põem em risco a estrutura de placas de concreto que formam os canais trapezoidais.

São estruturas que foram montadas antes de começar a funcionar o perímetro de Tobias Barreto: 35 anos, e a ação do tempo exige frequentes obras de recuperação e reparos. Fundamentais para a continuidade do serviço executado pelo Governo de Sergipe, através da Cohidro, de fornecimento de água de irrigação e assistência técnica rural, para os irrigantes. A maioria deles, micro pecuaristas que juntos produziram, em 2021, 1.632.535 Litros de leite.


Última atualização: 10 de junho de 2022 13:25.