Outra ação também beneficia Indiaroba, Estância, Cristinápolis e Umbaúba por meio do Programa Água Para Todos

Edilene Mota, há 13 anos vive e trabalha no assentamento Nicácio Rodrigues, em Indiaroba. Ela chama atenção para o bem-estar que a água encanada nas casas da agrovila passou a oferecer, principalmente para os moradores mais idosos. “Hoje, você sabe que água é tudo. E a nossa vida mudou, porque nós não podíamos ter água, nós não tínhamos onde lavar roupa, não tinha água para beber. Hoje estamos sorrindo à toa, porque a Cohidro (Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe) fez algo especial para nós, que foi colocar água nas nossas vidas, nas nossas casas. Vocês viram nas torneiras, e hoje nós estamos aqui só agradecendo, obrigado”.
Em Indiaroba, além do Nicácio Rodrigues, os antigos sistemas simplificados também foram transformados em redes de abastecimento residencial nas agrovilas Sabão e Cajá, no Assentamento Sepé Tiaraju; no Assentamento 8 de Agosto e nas agrovilas I e II, do Assentamento 5 de Janeiro. Obras realizadas pela Cohidro, vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) que, conforme explicou o prefeito municipal Adinaldo Nascimento, contou com a parceria da prefeitura.
“Fez parte de todo um planejamento que a Cohidro e a prefeitura desenvolveram em comum acordo com as comunidades. Faz parte da qualidade de vida que a gente tanto sonha e pôde através dessa ação. Sobretudo para as mulheres, que além da sua jornada de trabalho, ainda tinham que buscar um acesso a água”, justificou o prefeito de Indiaroba. A administração municipal contribuiu na ligação das casas às novas redes construídas pela Cohidro.
Estância
A diretora de Infraestrutura Hídrica da Cohidro, Elayne de Araújo, visitou as localidades rurais de Estância, onde as obras da companhia estadual já começaram. “Firmamos uma parceria com a prefeitura para a recuperação e ampliação da capacidade dos sistemas de abastecimento nos assentamentos Analicio Araújo, Dom Helder Câmara, Roseli Nunes, Edemilson Evaristo e Geraldo Garcia. Permitindo melhorar a qualidade de vida das pessoas que serão atendidas. Outra parceria serão os dois poços que a Cohidro vai perfurar, via Programa Água para Todos, para construção de sistemas simplificados de abastecimento no Assentamento João Dias e Colônia Bela Vista. Promovendo o acesso à água também para essas comunidades através do Governo de Sergipe, Seagri, Cohidro e o apoio essencial da prefeitura municipal”. No Água para Todos, serão construídos 20 novos sistemas. Na primeira fase, foram 36, atendendo 37 localidades.
Prefeito de Estância, Gilson Andrade reforça a importância da parceria com a Cohidro, por atender comunidades rurais que vivem com dificuldade no abastecimento de água. “Vai atender toda essa demanda, toda essa deficiência que essas comunidades têm, em duas vertentes. Primeiro a Cohidro, com sua equipe técnica, irá fazer a manutenção de poços já existentes. E, em um segundo momento, a perfuração de novos poços em comunidades que são extremamente carentes e com a necessidade dessa ação. Eu só tenho a agradecer ao Governo do Estado, ao governador Belivaldo [Chagas], por mandar sua equipe técnica, a equipe da Cohidro para que possa atender aqui o município de Estância”.









