
Nos 14 anos em que os agricultores dos perímetros irrigados do Governo de Sergipe participaram do programa, via Conab, o saldo foi de 4,2 mil toneladas de alimentos doados para alimentar, pelo período médio de um ano, 155.701 pessoas em insegurança nutricional, movimentando mais de R$ 10,6 milhões, pagos nas 1.693 participações de agricultores. Nas associações e cooperativas inseridas nesse perímetros estaduais, hoje o clima é de organização e expectativa pela liberação de recursos federais para novamente participarem do programa.
Além da irrigação e assistência técnica agrícola, os produtores nos perímetros administrados pela Cohidro, recebem a assessoria da gerência da empresa para a regularização da documentação dos grupos, formular as propostas, honrar e prestar contas das entregas de alimentos. Para, no final, o irrigante receber a devida remuneração pelo seu trabalho. O que atrai a participação do agricultor a este programa, é o valor justo pago pelos produtos e a longa periodicidade de entregas programadas.
A Coopatsul, hoje com 74 cooperados, tem um longo histórico de participação em programas como o PAB do Governo do Estado, organizado pela Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS); o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Mesa Brasil, do SESC. Nestes; forneceu alimentos in natura e beneficiados, como polpas e sucos de frutas, bolos, pão, ‘pé de moleque’ e beiju. Na quarta, os técnicos da Cohidro, Sandro Prata e Carlos Valerio, foram recebidos pelas coordenadoras do Coopatsul, Zenaide e Josefa Sueli.














