MOPS aplica Práticas Integrais e Complementares de Saúde na Cohidro

Foto: Gabriel Freitas

Aconteceu na última terça-feira (17), na sede da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe – Cohidro em Aracaju, a primeira ação de Práticas Integrais e Complementares de Saúde, realizada por especialistas do Movimento Popular de Saúde – MOPS e dirigida aos funcionários da empresa. A ação proposta pela equipe da Sala da Saúde do Trabalhador, contou com a presença de massagistas, enfermeiros e especialistas em Reiki. A ação durou toda manhã e atendeu cerca de 30 funcionários

Foram práticas integrativas em saúde como escalda-pés, massagens, terapia Reiki – espécie de medicina alternativa com fins terapêuticos que ajudam aliviar os sintomas de ansiedade, stress, insônia e outros males – e a Auriculoterapia, método da medicina tradicional chinesa, sendo uma especialidade da acupuntura, oficializada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como terapia de microssistema, no qual, a depender do diagnóstico prévio dito pelo paciente, são realizadas marcações na orelha com a semente de mostarda no intuito de energizar o corpo.

Foto: Gabriel Freitas

Diêgo Barbosa, enfermeiro e participante da ação realizada na Cohidro aplicando a Auriculoterapia, conta que a maior parte da população procura esse tipo de terapia buscando aliviar as tensões de ansiedade e stress. “É uma terapia que alivia as dores físicas e também ajuda no tratamento de problemas psíquicos; a depender do caso, a terapia ajuda a identificar determinadas doenças através de observações de alteração nos pontos tratados”, orienta.

A funcionária Márcia Santos, que trabalha no Setor Médico da empresa há 32 anos, relata que a ação foi positiva e de grande importância para os funcionários, principalmente, por se tratar de práticas terapêuticas. “Espero que essa seja a primeira de muitas, há uma necessidade muito grande da empresa. Fiz o escalda-pés e a Auriculoterapia e sinto que vai me fazer muito bem”, afirmou.

A enfermeira Thayza Luara, que compõe a equipe da Sala da Saúde do Trabalhador da Cohidro com os estagiários Rafaela Menezes (Enfermagem) e Gildeon Maciel (Nutrição), afirmam que a ação foi animadora, principalmente por ver o feedback positivo dos funcionários. “A proposta surgiu após uma parceria feita com o MOPS, no qual achamos interessante trazer essas atividades participativas e terapêuticas para a empresa. Por ser algo que envolve práticas relaxantes, achamos necessário e benéfico para todos os funcionários da empresa. Ainda não temos uma data prevista para a próxima ação, no entanto, pretendemos fazer algo maior, com mais vagas e até mesmo outros tipos de terapias, comportando mais funcionários”, completa Thayza.

Última atualização: 20 de janeiro de 2020 09:47.

Acessar o conteúdo