Irrigantes do perímetro da Cohidro em Canindé participam de diagnóstico participativo da Emdagro

Cooperação técnica entre empresas visa aprimorar assistência técnica rural, buscando agricultura sustentável nos perímetros públicos do Governo do Estado

Além do diretor-presidente, compareceram ao primeiro dia do DRP os diretores Jean Nascimento (Administrativo e Financeiro), Carlos Viana (Infraestrutura Hídrica) e João Fonseca (Irrigação e Desenvolvimento Agrícola) [Foto: Fernando Augusto]
Atuantes no Perímetro Irrigado Califórnia, administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe – Cohidro, os agricultores irrigantes e os técnicos agrícolas que fazem o atendimento em seus lotes, participam até quinta-feira (19 a 21), da aplicação do Diagnóstico Rápido Participativo – DRP, que está sendo executado por técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – Emdagro. A intenção é a melhoria na qualidade na assistência técnica e extensão rural (ATER) que é oferecida aos produtores agrícolas, e está sendo viabilizada a partir da cooperação firmada entre as duas instituições públicas, ligadas ao Governo de Sergipe pela Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri.

Diretor-presidente da Cohidro, Paulo Sobral afirma que a melhoria no serviço de ATER no Califórnia é uma reivindicação dos irrigantes e que vai ser replicada nos outros cinco perímetros irrigados da companhia. “Atendemos simultaneamente as demandas dos produtores em duas frentes. Por um lado, ocorrem intervenções físicas nas estações de bombeamento [EBs], para que melhore a qualidade do serviço de oferta água aos lotes. Graças aos recursos da tarifa aplicada aos irrigantes, mostrando que esse recurso está sendo aplicado no próprio perímetro, já reformamos a EB-03 e, neste exato momento, funcionários da própria Cohidro estão executando o mesmo trabalho na EB-06. Esse trabalho, somado à assistência técnica, é outra reivindicação que estamos atendendo, nessa excelente relação que temos com a Emdagro, que tem mais expertise em ATER”, diz Paulo, agradecendo o empenho dos técnicos da empresa co-irmã no perímetro.

Na cooperação técnica com a Cohidro, participaram os técnicos da Emdagro Abeaci dos Santos, Eugenia Ramos, Dilma Tavares, Luiz Nunes e Gilberto Araújo
[Foto: Fernando Augusto]
A assistente social Abeaci dos Santos é técnica da Emdagro e está aplicando o DRP no Califórnia. Ela explica que o objetivo é coletar e avaliar informações, para elaborar uma estratégia de ação orientada para a qualificação da ATER prestada no perímetro. “Estamos qualificando os técnicos da Cohidro e também os próprios agricultores, pois eles têm uma parcela de contribuição muito grande na tomada de decisões e na própria produção. É uma relação onde existe uma troca de saberes dos dois lados, para que se possa fomentar o desenvolvimento de uma forma mais sustentável dentro do projeto Califórnia. A qualificação já começou segunda-feira (18), com uma roda de conversa que fizemos com os técnicos das duas empresas, refletindo como são a assistência técnica prestada, as dificuldades e as necessidades existentes”.

Em cada dia do DRP, participam agricultores de dois dos setores do Perímetro. Já os técnicos da Cohidro estarão presentes nos três encontros. “Essa capacitação é importante para melhorar o trabalho. Os técnicos visitam o lote, olham e orientam”, pontua Osvaldo dos Santos, irrigante do Setor 04. Para ele, que está aposentado, os técnicos da Cohidro ajudam a compensar a sua ausência no lote em que produz quiabo, tocado pelo filho, a nora e outro genro. “Eu não trabalho mais, os meninos é que trabalham”, completou o agricultor que conta agora com essa assistência para modernizar a lavoura, implantando um modelo de irrigação localizada, mais eficiente e econômico.

Rosileide da Conceição produz em seu lote quiabo, milho e feijão de corda. Ela é do Setor 06, grupo que participa do DRP no segundo dia, e tem a expectativa de uma assistência técnica que a auxilie na trocar de suas lavouras, a fim de ter mais renda na produção. “O quiabo traz muito prejuízo. A assistência técnica pode ajudar a escolher outros tipos de produtos que tenham menos perda e menos despesa. Eu aceitaria trabalhar com outros produtos, mas não temos condições”, avalia. Irrigantes e técnicos foram subdivididos em grupos de trabalho, cada um abordando um dos eixos: social, produtivo e ambiental. A partir de dinâmicas, depoimentos e entrevistas, foram construídos os diagramas utilizados na apresentação dos resultados, ao final do encontro, que reuniu novamente todos os participantes.

 

Última atualização: 20 de abril de 2020 09:13.

Acessar o conteúdo