Governo perfurou 80 poços e pôs em operação 69 sistemas de abastecimento em 2018

Por meio da Cohidro, mais de 22.670 pessoas de comunidades rurais tiveram acesso a água
Dona Creusa Natália diz que a água é de boa qualidade para todo uso da casa (foto: Fernando Augusto)

“Água antes aqui era de tanque – mais barro do que água – e ficava muito distante. O novo sistema de abastecimento foi uma beleza para a comunidade. Porque aqui a gente vivia sem água, pagando carrocinha de água. Foi uma riqueza que Deus mandou”, conta Creusa Natalia dos Santos, dona de casa que, há 30 anos, mora no povoado Piabas, em Lagarto. Desde março de 2018, lá funciona o sistema de abastecimento implantado pela Cohidro, e 210 pessoas passaram a ter acesso a água de qualidade, encanada até as suas casas, a partir de um investimento de R$ 100 mil. Essa foi uma das 38 novas unidades implantadas pelo governo do Estado em 2018, totalizando R$ 674.146,18 investidos.

Os novos sistemas de abastecimento, mais 31 que foram recuperados, somam 69 poços ativados pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe em 2018, possibilitando que cerca de 22.670 pessoas passassem a contar com o fornecimento de água. O diretor-presidente da Cohidro, Paulo Sobral, explica que os poços perfurados que são produtivos precisam passar por um processo de limpeza, teste de vazão para medir seu potencial de atendimento à demanda da comunidade. A partir daí, recebem bomba, quadro elétrico, tubulações e reservatório. Outros 80 poços foram perfurados no ano passado, a partir de um investimento de R$ 1.315.185,37, em benefício de 12.874 pessoas.

Segundo Paulo, muitas vezes a necessidade de água de uma comunidade pode ser suprida com a reativação de um poço antigo que ainda tenha capacidade de servir àquela população. “São diversos serviços requisitados por prefeituras e associações comunitárias, desde a desobstrução do poço, usando novamente a perfuratriz, até a troca completa de uma bomba ou quadro elétrico. Em 2018, foram investidos mais de R$ 120 mil nessas intervenções. Outros 100 atendimentos, que foram realizados para manutenção de outros poços, somam mais R$ 71 mil aplicados em garantir água para 20,5 mil pessoas”, destacou Paulo Sobral.

Cisternas e Barreiros
O governo de Sergipe também atuou na elaboração de projetos para a construção de mais de 3 mil cisternas em todo o estado. Ao longo do ano, 42 unidades foram construídas, num investimento de quase R$ 150 mil, para atender 236 pessoas. “Era difícil. A gente não tinha água, pegava no tanque e com o balde na cabeça. Hoje mais não. Melhorou por causa da cisterna, agora não falta mais, graças a Deus”, comemorou a dona de casa Marina dos Santos, do povoado Saquinho – primeira localidade contemplada pelo programa, em Tobias Barreto.

O Programa Cisternas atenderá, ainda, os municípios de Telha, Simão Dias, São Miguel do Aleixo, Pinhão, Poço Redondo, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora Aparecida, Monte Alegre e Macambira. É prevista, ainda, a construção de barreiros em Tobias Barreto, Nossa Senhora Aparecida, Pinhão, Frei Paulo e Macambira. Em 2018 foram construídos 31 barreiros, para atender 172 pessoas, a partir de mais R$ 317.877 investidos. Em todas as obras, a atuação da Cohidro continua na fiscalização da aplicação dos recursos por parte das instituições contratadas, via chamada pública da Secretaria de Estado da Administração (Sead).

“Cerca de 3.000 cisternas estão sendo construídas em 20 municípios do estado. Só aqui, em Tobias Barreto, são mais de 900 em curso. Visitamos algumas delas e sentimos a felicidade da população ao ter suas cisternas, com capacidade de 16 mil litros de água. Água boa que vai ajudar a trazer mais qualidade de vida para a população. Portanto, essa é a intenção do governo do Estado: poder melhorar a vida desse povo, que tanto necessita de atenção”, disse o governador Belivaldo Chagas, em visita ao povoado Saquinho, realizada no último mês de junho.

Em 2019, o a Cohidro dá continuidade à construção de cisternas e novos barreiros. “São obras que têm por finalidade a reserva da água da chuva. No primeiro caso, para o abastecimento humano e no segundo, dessedentação animal”, conclui o presidente Paulo Sobral.

Última atualização: 12 de abril de 2019 21:48.