Cooperação técnica entre empresas visa aprimorar assistência técnica rural, buscando agricultura sustentável nos perímetros públicos do Governo do Estado

Diretor-presidente da Cohidro, Paulo Sobral afirma que a melhoria no serviço de ATER no Califórnia é uma reivindicação dos irrigantes e que vai ser replicada nos outros cinco perímetros irrigados da companhia. “Atendemos simultaneamente as demandas dos produtores em duas frentes. Por um lado, ocorrem intervenções físicas nas estações de bombeamento [EBs], para que melhore a qualidade do serviço de oferta água aos lotes. Graças aos recursos da tarifa aplicada aos irrigantes, mostrando que esse recurso está sendo aplicado no próprio perímetro, já reformamos a EB-03 e, neste exato momento, funcionários da própria Cohidro estão executando o mesmo trabalho na EB-06. Esse trabalho, somado à assistência técnica, é outra reivindicação que estamos atendendo, nessa excelente relação que temos com a Emdagro, que tem mais expertise em ATER”, diz Paulo, agradecendo o empenho dos técnicos da empresa co-irmã no perímetro.

[Foto: Fernando Augusto]
Em cada dia do DRP, participam agricultores de dois dos setores do Perímetro. Já os técnicos da Cohidro estarão presentes nos três encontros. “Essa capacitação é importante para melhorar o trabalho. Os técnicos visitam o lote, olham e orientam”, pontua Osvaldo dos Santos, irrigante do Setor 04. Para ele, que está aposentado, os técnicos da Cohidro ajudam a compensar a sua ausência no lote em que produz quiabo, tocado pelo filho, a nora e outro genro. “Eu não trabalho mais, os meninos é que trabalham”, completou o agricultor que conta agora com essa assistência para modernizar a lavoura, implantando um modelo de irrigação localizada, mais eficiente e econômico.
Rosileide da Conceição produz em seu lote quiabo, milho e feijão de corda. Ela é do Setor 06, grupo que participa do DRP no segundo dia, e tem a expectativa de uma assistência técnica que a auxilie na trocar de suas lavouras, a fim de ter mais renda na produção. “O quiabo traz muito prejuízo. A assistência técnica pode ajudar a escolher outros tipos de produtos que tenham menos perda e menos despesa. Eu aceitaria trabalhar com outros produtos, mas não temos condições”, avalia. Irrigantes e técnicos foram subdivididos em grupos de trabalho, cada um abordando um dos eixos: social, produtivo e ambiental. A partir de dinâmicas, depoimentos e entrevistas, foram construídos os diagramas utilizados na apresentação dos resultados, ao final do encontro, que reuniu novamente todos os participantes.


















