[Vídeo] Plantio de tomate no perímetro de Lagarto usa tecnologia que agrega valor à produção

O programa Sergipe Rural do último sábado (25), exibido pela Aperipê TV, mostrou o processo de plantio de mudas de uma lavoura de tomate que usa métodos inovadores. Tecnologias que somente funcionam se forem associadas à irrigação. No exemplo mostrado, a água de irrigação é a fornecida pelo Governo do Estado de Sergipe em Lagarto.

Tal feito dos produtores rurais acontece no Perímetro Irrigado Piauí, administrado pela Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe naquele município. Com a oferta da água, que chega em cada um dos 421 lotes assistidos, os agricultores investem no uso de lonas mulching. O plástico especial retém a água de irrigação no solo, diminuindo a evaporação; cobre o solo de tal forma que elimina o nascimento de ervas daninhas e ainda protege os frutos do contato e contaminação do solo. Aumentando a qualidade e valor agregado da produção colhida. repercutindo em maior renda ao agricultor irrigante.

A outra tecnologia empregada na lavoura mostrada é a fertirrigação. Ela é aplicada hoje em diversos tipos de cultivos nos perímetros irrigados de vocação agrícola da Coderse. Consiste em um mecanismo que injeta os fertilizantes (necessários para o desenvolvimento da planta) diretamente no sistema de irrigação do lote.

O tipo de irrigação mais apropriado para esta método é o feito por mangueiras de gotejamento. A principal vantagem da fertirrigação está na diminuição da mão de obra, antes necessária para adubar planta por planta e várias vezes durante o ciclo de vida da lavoura.

Última atualização: 13 de março de 2023 16:26.