[Vídeo] Perfuração de poço do “Água para Todos” em Aquidabã

Como mais uma etapa do Programa Água para Todos em Sergipe, a Coderse concluiu, na terça-feira (14), mais uma perfuração de poço. Desta vez, no povoado Lagoa do Congo, município de Aquidabã, no médio Sertão sergipano. O poço encontrou água a 80m de profundidade.

A equipe da Gerência de Perfuração (Geperf), operando a PF-11, era chefiada por Gilmar Andrade e composta por Américo, Aldo e Antônio Benedito. Em breve, outra equipe e maquinário da Geperf vai fazer o processo de limpeza e bombeamento. Etapa que identifica a vazão do poço e o deixa apto para a instalação.

Sob a direção de Ernan Sena (diretor de Infraestrutura); ainda atuaram na execução do poço do Lagoa do Congo as geólogas Isabela Ramos, que fez a locação do poço, definindo o local da perfuração; e Karen Ariadne, atuando na etapa de completação. Nessa, são determinados aos técnicos que operam as máquinas perfuratrizes, o tipo de equipamentos e método de perfuração a serem utilizados, com base no estudo geológico da área.

Em Sergipe, quem está responsável pela implantação de sistemas de abastecimento simplificado de água do “Água para Todos” é a Secretária de Estado da Agricultura, executando as obras através da Coderse. O programa é viabilizado com investimento federal e contrapartida do Estado.

Pelo “Água para Todos”, são perfurados poços e efetuado a sua instalação, assim como a infraestrutura de armazenamento. Na primeira fase, foram 37 comunidades rurais beneficiadas. Na segunda, em andamento, serão mais 20 povoados da zona rural atendidos, com a previsão de fornecer água para mais de 3 mil pessoas. 

Última atualização: 1 de março de 2023 10:27.