[Vídeo] Governo do Estado distribui mangueiras de irrigação em perímetro de Canindé

Três mil e quinhentos metros de mangueiras próprias para utilização na irrigação por microaspersão ou gotejamento, foram distribuídos entre agricultores irrigantes do Perímetro Irrigado Califórnia, mantido pelo Governo do Estado de Sergipe em Canindé de São Francisco. A ação desta quinta-feira (16) é um incentivo à modernização da irrigação dos lotes agrícolas. Hoje ainda, boa parte dos lotes usa a aspersão convencional. Menos eficiente tanto em aproveitamento como em economia de água.

As mangueiras, disponibilizadas à gerência do perímetro pela Diretoria de Irrigação da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe, atenderam inicialmente sete produtores que hoje usam a aspersão convencional e que estão dispostos a adotar a ‘irrigação localizada’. A companhia, que fornece a água de irrigação e assistência técnica aos irrigantes, doou os equipamentos a fim de que o consumo e a exigência de pressão para irrigar os lotes diminua. Economizando em bombeamento e distribuindo melhor a água entre os produtor

Na próxima semana, outros irrigantes com as mesmas características também serão atendidos em Canindé. Com exceção dos dois perímetros irrigados de Itabaiana (Poção da Ribeira e Jacarecica I), onde o Governo do Estado já fez essa troca de sistema em todos os lotes; a distribuição de mangueiras também vai ocorrer.

Última atualização: 3 de abril de 2023 01:09.