[Vídeo] Canal do perímetro estadual de Canindé passa por revitalização

O canal trapezoidal de irrigação (CT) 02, do Perímetro Irrigado Califórnia, em Canindé de São Francisco, passou por duas intervenções na última semana. O que vai eliminar dificuldades enfrentadas nos períodos de chuva e para conservação do próprio canal. Além de melhorar a qualidade da água que chega nas estações de bombeamento e nos lotes dos irrigantes.

Primeiro, a máquina fez o levantamento do nível da estrada vicinal que margeia o canal, para que a água das chuvas não despeje terra e outros materiais dentro do CT-02. Promovendo a drenagem do terreno.. Estas impurezas, no leito do canal, ocasionam danos nas bombas da Coderse e nos equipamentos de irrigação dos agricultores.

Os mesmos danos podem ocorrer com as folhas, galhos, sementes e outras sujeitas soltas pela vegetação que nasce às margens do canal ou em seu leito. Com o agravante que as raízes desse ‘mato’ danificam a estrutura das placas de concreto que formam o canal. Diminuindo a vida útil da estrutura e obrigando a ocorrência de obras de reparos com maior frequência.

Para tanto, ainda naquela semana a máquina fez a limpeza do CT-02, como anteriormente foi feito em outros trechos. Canal que é o principal responsável por levar água às estações de bombeamento dos setores 05, 06 e 07. Mais uma iniciativa realizada com recursos próprios, determinada pela Diretoria Executiva da Coderse em parceria com a gerência local.

Última atualização: 8 de março de 2023 05:48.