Servidores da Cohidro participam de palestras e exames de saúde

As palestras foram focadas na conscientização em saúde sobre os males do Tabagismo e do Alcoolismo

Na última segunda-feira, 15, foram oferecidas aos funcionários da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe, (Cohidro), palestras focadas na conscientização em saúde sobre os males do Tabagismo e do Alcoolismo. Além disso, uma equipe com técnicas de enfermagem atendeu aos servidores, fazendo exames para identificar o nível de glicemia no sangue e a aferição da pressão arterial. Respectivamente, as atividades foram desenvolvidas pelas secretarias de saúde do Estado (SES) e Municipal de Aracaju (SMS).

A iniciativa partiu da Gerência de Recursos Humanos (Gerhu) da Cohidro, através dos departamentos de Desenvolvimento Humano (Didhu) e Segurança no Trabalho (Dissa). Contribuiu para a realização Simone Melo, estagiaria de enfermagem da Associação de Servidores da Cohidro (ASC), convidando na SES e SMS, todas as equipes para a realização dessas atividades aos funcionários.

A primeira palestra foi sobre o Tabagismo, realizada pela enfermeira Lívia Angélica, representante da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde da SES. Ela trabalha há 12 anos com a prevenção dos males ligados ao hábito de fumar e falou sobre a importância da prevenção de doenças e causadas pelo fumo e como essas atividades de conscientização podem ajudar nisso.

“O principal objetivo com essas palestras, para os Órgãos Públicos, é que você multiplica a informação, que pode trazer boas mudanças do seu comportamento. Multiplicar isso no momento oportuno, por que a informação é sempre bom, você vai usar na hora que você precisa. O paciente consciente, ele pensa a respeito do contexto de um indivíduo como o todo e qualquer pessoa que sabe o que é prejudicial, às coisas que são danosas, agora podem fazer a escolha certa”, ressalta Lívia Angélica.

No segundo momento o palestrante Nilson Silva, da Coordenação de Doenças Mentais da SES, fala sobre o alcoolismo e as situações que podem ser causadas através do consumo do álcool. “A bebida, tem mais situações dramáticas do que cômicas. A gente vê acidentes de carro, situações de riscos, que causa sofrimento para a família toda, por causa da relação com o álcool”. Nilson relata que o álcool é um tipo de droga licita, a substância pode causar dano para o organismo e a informação sobre o tema serve para que as pessoas reflitam sobre o tipo de benefício ou malefício pode ser produzido no comportamento, depois de consumir.

O diretor Administrativo Financeiro da Cohidro, Jorge Kleber Soares Lima, incentivou a ação das gerências de recursos humanos, que optaram por trazer especialistas à Empresa para falar de saúde. “Eles têm que tratar da parte boa da relação entre empresa e funcionário, que são os rendimentos, os benefícios e gozo de férias, mas precisam provocar este servidor, o material humano da Companhia, às questões que implicam tanto na qualidade do serviço prestado por eles, quanto na qualidade de vida que eles levam. Empresa boa de trabalhar não é a que paga melhor, é aquela onde se vive bem para aproveitar dos rendimentos, fruto desse trabalho”, concluiu.

Na mesma linha, o presidente da Cohidro, José Carlos Felizola Filho, defende a realização de eventos internos com foco nos servidores. “Assim como são boas as festas e confraternizações, as palestras de conscientização e cursos de aperfeiçoamento precisam fazer parte do cotidiano do funcionário. É importante que a Empresa se atente em como está indo a saúde dos seus colaboradores, pois se ele adoece, é também uma parte certamente fundamental desta Companhia que cai enferma, deixando a população carente do atendimento que aquele posto de trabalho garantiria. E nosso foco é esse, não tenha dúvida”, considera.

Posto médico

Simone Melo acredita que o objetivo maior do evento é a prevenção e escolheu temas relacionados com as necessidades dos servidores. “Toda empresa trabalha com a prevenção, por isso aderi à ideia das palestras aqui na Cohidro, que tem um índice de funcionários hipertensos e com a glicemia alta. E o outro ponto é sobre o alcoolismo e tabagismo, que existem funcionários que necessitam da informação para a prevenção”, afirma.

A Estagiaria justifica que essa informação relacionada a condição de saúde dos servidores vem do posto médico mantido pela ASC e que funciona na Cohidro, composto por um médico Clínico Geral, Cirurgiã Dentista, uma Técnica de Enfermagem e também ela, como estagiaria da Enfermagem. “Aqui nós temos um controle, existe um monitoramento, tudo organizado para fazer os acompanhamentos dos funcionários dia a dia”, disse Simone. Ela estuda a realização de eventos futuros com novos temas, todos voltados à prevenção, para que os servidores ganhem conhecimento com as informações sobre saúde.

Glicemia e pressão arterial

Também esteve presente nessa iniciativa Mariana Aragão, representante da SMS que conta como é participação da Secretária nesses eventos. “Na verdade, nós nos sentimos lisonjeadas por estas instituições nos chamarem para esses locais porque, de alguma forma, nós estamos levando a promoção e a prevenção à saúde para os trabalhadores. Hoje aqui a gente está medindo a pressão arterial e a glicemia e quando a gente vê que deu alguma alteração, encaminhamos ao posto daqui da Cohidro”, explicou.

Para Genivalda Silveira, coordenadora da Didhu da Cohidro, o evento é importante para mostrar o conhecimento e atentar o público para os cuidados pessoais. “Precisamos cuidar da nossa saúde, para prolongar o nosso tempo de vida. A intenção da palestra é de que as pessoas venham, escutem as informações e observem onde precisam melhorar. Pretendemos colocar esse tipo de projeto para frente e incluir a área de Saúde e Segurança no Trabalho”, complementou.

Última atualização: 16 de outubro de 2017 11:02.