Programa disponibiliza água de qualidade para cinco mil sergipanos em povoados no estado

Em Sergipe, 29 comunidades, em nove municípios, são beneficiadas pelo Programa Água Doce e a expectativa é que mais 23 sistemas sejam instalados neste e no próximo ano

Foto: Arthuro Paganini

Cerca de cinco mil pessoas são beneficiadas com a produção de 17.400 litros/dia de água do Programa Água Doce (PAD) em Sergipe. No Assentamento Carlos Lamarca, no município de Simão Dias, região centro sul do estado, o sistema de dessalinização mantido pelo Governo de Sergipe atende a aproximadamente 120 pessoas de 31 famílias, proporcionando o acesso, por mês, a 24.800 litros de água potável àquela comunidade. Cada família pode pegar até 40 litros de água dessalinizada por dia em cinco dias da semana, o que equivale a 200 litros por semana ou 800 litros disponibilizados mensalmente.

Na casa da família de Edvaldo de Jesus, a água disponibilizada pelo programa é consumida por ele, sua esposa e seus seis filhos. “Pego água aqui duas vezes ao dia, nós usamos para beber e cozinhar. Tenho água encanada, mas sai salgada e a daqui é doce, que a gente usa para beber e cozinhar”, conta. Para o agricultor, a água representa também mais saúde para sua família. “A gente usava água da cisterna, da chuva”, afirma Edvaldo.

O Programa Água Doce visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na recuperação, implantação e gestão de sistemas de dessalinização, prioritariamente em comunidades rurais do semiárido. Em Sergipe, 29 comunidades são beneficiadas em nove municípios: Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre de Sergipe, Porto da Folha, Nossa Senhora da Glória, Carira, Simão Dias, Poço Verde e Tobias Barreto.

“O programa traz uma nova perspectiva nessas comunidades, diminui custos e oferece autonomia a essas pessoas. A gente já instalou 29 sistemas e a expectativa, agora, é de instalar mais 23 sistemas neste e no próximo ano. Destes, três, inclusive, a gente já licitou aqui pela Coderse e os demais, via recurso federal, estamos finalizando o processo licitatório para iniciar os dez primeiros neste ano para concluir no próximo”, informa o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), Paulo Sobral.

O gestor explica que, devido à formação geológica do semiárido, a água produzida, em sua maioria, é salina, por isso a atuação do programa é essencial para qualidade de vida dos moradores dessas localidades. “O programa, basicamente, busca potabilizar essa água salina, a partir da perfuração do poço, adução, bombeamento, reserva e dessalinização por osmose reversa. Essa perspectiva é fundamental para levar água para a comunidade onde a água é, de fato, salina”, esclarece Paulo Sobral.

Segundo o coordenador estadual do Programa Água Doce, Vanderson Carvalho, o processo elimina 90% das impurezas da água. “Depois que a água bruta entra no sistema de dessalinização, não passa nada pela membrana, nem vírus, nem bactérias, apenas 1% dos sais. Temos todo um cuidado. Recentemente fizemos a análise da água bruta e da água doce e esse acompanhamento garante a qualidade da água”, destaca.

Um dos fundadores do assentamento, José Hamilton de Araújo confirma a qualidade do recurso disponibilizado para a comunidade. “É uma água muito boa, livre de bactérias, das coisas que a gente não vê a olho nu. No meu caso, uso só para beber, pois para cozinhar utilizo a da cisterna, já que passa por fervura. Levo essa água para toda a minha família beber”, revela.

Água Doce
O PAD é uma ação do Governo Federal, sediada no Ministério do Meio Ambiente, que em Sergipe é coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri). Para a execução do programa, a Seagri firmou termo de cooperação técnica com a Coderse, que, ainda, presta assistência técnica ao Água Doce no Estado. A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) também é parceira da iniciativa e atua na capacitação da comunidade para o uso da água. O programa conta, ainda, com o apoio da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Defesa Civil estadual, Defesa Civil dos municípios e moradores dos municípios das regiões beneficiadas. Somente neste ano, o Governo de Sergipe investiu mais de R$ 380 mil para o PAD, na manutenção e monitoramento; apoio à gestão; capacitação de operadores e sustentabilidade ambiental.

De acordo com o coordenador estadual do PAD, o programa tem uma metodologia que vai além da obra de implantação dos sistemas de dessalinização. “São aplicados alguns componentes, que são a dessalinização; a mobilização – a partir de reuniões e acordos de gestão com a comunidade; e a sustentabilidade ambiental, a exemplo, do cadastramento das famílias, levantamento socioambiental por comunidade e oficinas de sustentabilidade ambiental, que são práticas que mostram desde a coleta, transporte até o armazenamento da água dessalinizada, pois depois do tratamento, a população tem uma água isenta de contaminantes, mas se a coleta é feita com um vaso contaminado não adianta”, pontua Vanderson Carvalho.

Maria Virgínia Santos é uma das moradoras capacitadas para operar o sistema no Carlos Lamarca e relata que a reativação do dessalinizador na comunidade só trouxe benefícios ao seu cotidiano. “É maravilhosa, foi uma benção essa água para nós. Antes, a gente usava a água da cisterna, quando Deus mandava a benção de encher. Mas já aconteceu de vir caminhando de Simão Dias para trazer água ou ter que vir caminhão-pipa”. No lado externo ao sistema, a água captada também é ofertada à população em sua forma bruta. “Eu uso a água bruta daqui bastante também, para os animais que crio”, completa a agricultora.

Última atualização: 7 de dezembro de 2023 08:40.