Prefeitura e Cohidro irão instalar novos poços de armazenamento de água em Socorro

Foto Secom/Socorro

Na manhã desta quinta-feira, 28, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Pesca (Smap), e representantes da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), acompanhados pelo vereador Elmo Paixão (PR), realizaram visitas técnicas em quatro povoados, a fim realizar as marcações de onde serão instalados quatro novos poços para armazenar água do município.

O grupo visitou os povoados Oiteiros, Taboca, Quissamã e Bita. De acordo com o secretário David Fernandes, os novos poços, além de serem garantia para os períodos de seca, ainda vão auxiliar os agricultores na irrigação de suas lavouras. “Essas localidades já são abastecidas por poços perfurados e canalizados para residências. Mas o nosso intuito, com essa expansão, é proporcionar uma vazão maior de água para essas localidades, pois na época da seca esses poços que já existem tendem a diminuir a quantidade de armazenamento de água. Vamos nos preparar para o período de seca e parte dessa água, será destinada para o uso na irrigação com os agricultores”, detalha David.

Ainda de acordo com o secretário da Smap a parceria firmada com o Governo do Estado é vital para o sucesso dessa ação. “A Cohidro já efetuou as marcações e irá disponibilizar todo maquinário necessário para realizarmos às escavações. Em seguida a Prefeitura entrará com a oferta da infraestrutura, revestimento, bomba e a canalização para às residências, conclui David.

Segundo a geóloga Auxiliadora Lima, que acompanhou o processo de marcação, os poços podem chegar até 100 metros. “Como nós estamos em uma região sedimentar, não existem critérios em locações pontuais. Procuramos águas que vêm dos morros, para levarmos para planície que tem uma recarga menor. Normalmente os poços, de acordo com a região, chegam até 100m”, informa Auxiliadora.

O vereador Elmo Paixão explica que esses poços são um sonho das comunidades, que dependem diretamente da água para manter as plantações. “Estamos aqui para realizar o sonho dos moradores dessas comunidades. Perfurar novos poços para que a população não precise ficar fazendo rodízio e tenham uma perfeita oferta de água, em quantidade ideal para cada casa. Vamos trabalhar de forma intensa para contemplar as comunidades com esse serviço indispensável”, conta Elmo.

Fonte: Secom Prefeitura de Socorro

Foto Secom/Socorro

Última atualização: 16 de outubro de 2017 08:42.